China aumenta número de seu crescimento econômico

Previsão divulgada no ano passado mostrava que país havia crescido 9,1%; agora é 9,2%

A China elevou o número de seu crescimento econômico registrado em 2009. O valor revisto do PIB (Produto Interno Bruto, soma de todas as riquezas produzidas no país) passou de 9,1% para 9,2%. Em julho do ano passado, o Escritório Nacional de Estatísticas já havia elevado a estimativa do crescimento chinês de 8,7% para 9,1%.

Segundo o departamento estatal, o novo número será o oficial daqui pra frente e não haverá mais atualizações.

A revisão de julho foi resultado das contribuições mais altas das indústrias secundária e terciária, que se referem essencialmente à atividade manufatureira e de serviços, informou o escritório. A indústria primária é composta principalmente pela atividade agrícola.

O órgão não explicou os motivos da revisão anunciada nesta terça-feira (11). A China revisa geralmente duas vezes os dados preliminares do PIB, à medida que mais informação torna-se disponível.

Para o ano de 2010, a economia aponta para um crescimento ainda maior. Só nos nove primeiros meses do ano passado, o PIB cresceu 10,6% na comparação com o mesmo período de 2009. O governo comunista ainda não divulgou os dados econômicos referentes ao último trimestre.

Fonte: R7, www.r7.com