China tem mais bilionários que os Estados Unidos, aponta pesquisa

A China tem atualmente 596 pessoas com fortuna superior a um bilhão

O número de donos de fortunas superiores a um bilhão de dólares na China superou pela primeira vez a quantidade registrada nos Estados Unidos, apesar da desaceleração na segunda maior economia mundial. A China tem atualmente 596 pessoas com fortuna superior a um bilhão de dólares, o que representa um crescimento “incrível” de 242 bilionários na comparação com 2014, destaca a revista de luxo Hurun Report, que tem sede em Xangai.

Desta forma, a China supera os Estados Unidos, que registram “apenas” 537 pessoas com patrimônio superior a um bilhão de dólares. “Apesar da desaceleração econômica, as maiores fortunas chinesas registraram seu melhor ano”, disse o editor da Hurun Report, Rupert Hoogewerf.

Image title


O magnata do setor imobiliário e do entretenimento Wang Jianlin superou, no topo do ranking, o empresário Jack Ma, fundador da gigante do e-commerce Alibaba. Wang, fundador do conglomerado Wanda e dono de 20% do clube de futebol Atlético de Madrid, aumentou em 50% sua fortuna, que vale 34,4 bilhões de dólares.

Wang Jianlin superou Jack Ma graças, em parte, à queda das ações do grupo Alibaba na Bolsa de Nova York. A fortuna de Jack Ma equivale a 22,7 bilhões de dólares. O terceiro lugar da lista é ocupado pelo dono da empresa de bebidas Wahaha, Zong Qinghou, que tem patrimônio de 21 bilhões de dólares.

Pony Ma, diretora do aplicativo de mensagens para smartphones WeChat, tem US$ 19 bilhões. Logo depois aparece Lei Jun, dono da Xiaomi, fabricante de smartphones, que sonha em superar a Apple, dono de uma fortuna de 14 bilhões de dólares

Fonte: Jornal Meio Norte