Claudia Sender, da TAM, é 1ª mulher a assumir empresa aérea

Claudia Sender, da TAM, é 1ª mulher a assumir empresa aérea

Claudia era vice-presidente da unidade de negócios domésticos da TAM Linhas Aéreas.

A executiva Claudia Sender, 38, da TAM, é a primeira mulher a assumir a presidência de uma companhia aérea no país. Claudia assume a presidência no lugar de Marco Antônio Bologna, que ficará na presidência da holding, concentrado na fusão com a chilena LAN.

Claudia era vice-presidente da unidade de negócios domésticos da TAM Linhas Aéreas, e vai se dedicar integralmente às operações aéreas de passageiros no território brasileiro.

A executiva se destacou dentro da empresa por conseguir executar um plano de segmentação de tarifas, que basicamente consiste em implementar um sistema de vendas que identifique e ofereça passagens mais baratas aos clientes que viajam a lazer e mais caras aos que viajam a negócios.

Com essas estratégia, a empresa conseguiu elevar a sua taxa de ocupação dos voos domésticos de 62,7% para 73% em um ano e ganhar um ponto percentual de mercado mesmo com uma redução de 11% na oferta de assentos no período.

Engenheira química formada pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP), ela tem MBA pela Harvard Business School.

A executiva tem o desafio de buscar resultados em um setor que passa por uma séria crise. Em 2012, a TAM teve prejuízo de R$ 1,2 bilhão, que representa um crescimento de 272% em relação ao ano anterior (quando havia perdido R$ 335 milhões).

Antes da TAM, Claudia Sender foi vice-presidente de marketing da Whirlpool (das marcas Brastemp e Consul).

Fonte: UOL