Coca-Cola planeja cortar pela metade o valor de suas ações

Coca-Cola planeja cortar pela metade o valor de suas ações

A operação consiste em um desdobramento do valor das ações na proporção de dois títulos novos

O fabricante de refrigerante Coca-Cola planeja dividir pela metade o valor de suas ações pela primeira vez em 16 anos, uma operação conhecida como split que ainda deve ser aprovada pelos acionistas, anunciou nesta quarta-feira a multinacional.

"A recomendação de dividir as ações reflete a contínua confiança da direção no desempenho financeiro da empresa no longo prazo", afirmou em comunicado o presidente e executivo-chefe de Coca-Cola, Muhtar Kent.

A operação consiste em um desdobramento do valor das ações na proporção de dois títulos novos para cada um antigo, com a qual geralmente se procura aumentar a liquidez de uma companhia na bolsa ao diminuir o preço de seus títulos.

"Um split de nossas ações reflete nosso desejo de compartilhar o valor de nossa empresa com um número cada vez maior de pessoas e organizações ao redor do mundo", acrescentou o executivo-chefe de Coca-Cola.

A multinacional de Atlanta prevê celebrar em 10 de julho uma reunião extraordinária de acionistas para votar o possível "split" de suas ações, que se for levado adiante passariam para 11,2 bilhões de títulos, frente aos 5,6 bilhões de ações atuais.

As ações da Coca-Cola começaram a ser cotadas em Wall Street em 1919 e desde então a companhia aprovou dez operações para desdobrar o valor de seus títulos, a primeira vez em 1927 e a última a 1996.

Desde que estreou na Bolsa de Nova York há 93 anos, o valor no mercado do maior fabricante de refrigerantes do mundo passou dos US$ 20 milhões em 1919 para cerca de US$ 165 bilhões na atualidade.


Coca-Cola planeja cortar pela metade o valor de suas ações

Fonte: UOL