PI: Com demanda aquecida, faltam profissionais na construção civil

Carência de profissionais é consequência da demanda

CONHECIMENTO | Mão de obra especializada ainda é difícil. | Reprodução Jornal Meio Norte
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A construção civil tem alcançado nos últimos anos um crescimento considerável em todo o país e no Piauí não é diferente. Impulsionado pelo aumento do poder aquisitivo do brasileiro e em virtude das grandes obras dos programas do Governo Federal, esse foi o setor que mais expandiu em 2011. E a perspectivas para 2012 também são as melhores.

De acordo com o DIEESE, no primeiro mês deste ano somente o setor da construção civil foi responsável por gerar 30 mil postos de trabalho no país, um crescimento de 2,3%. Além disso, dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) mostram o saldo positivo entre contratações e demissões nos meses de janeiro e fevereiro no Piauí. O crescimento de 0,09% foi motivado sobretudo pelo setor da construção civil, cujo desempenho superou as quedas na agropecuária e no comércio.

Para o presidente do SINE, Ubirani Rocha, apesar da redução na geração de empregos nos primeiros meses do ano, consequência das demissões dos profissionais temporários, a expansão da construção civil foi responsável por manter esse saldo positivo no mercado de trabalho formal. ?Quando chega final de outubro começa a oferta dos empregos temporários e existe um contrato muito grande para essa época, principalmente no setor de serviços e comércio; o que começa a cair entre janeiro e fevereiro. Mas o que se pode observar é que o constante aumento na contratação da área da construção civil

supera esse número de demissões?, explica.

Entre os profissionais mais procurados para atuar no setor, pedreiro, carpinteiro e engenheiro civil encontram maior demanda. Mas o setor abrange muito mais que isso, gerando milhares de outros empregos indiretos. E os salários ofertados também chamam atenção: variam entre R$850 (para um profissional iniciante) a R$10 mil, o que varia de acordo com o ofício.

A demanda de empregos é crescente e exige a cada dia um maior número de profissionais com experiência e qualificação para atuar na área e atender a clientela que está cada vez mais exigente. Para o administrador de empresas Cláudio Pacheco, esse é um problema inerente ao crescimento desse setor.

?A construção civil tem muitos recursos financeiros e tem uma demanda muito grande. A importância da

construção civil para a economia está no nível A, sendo o carro-chefe da economia. Só tem esse problema, porque como há uma demanda muito grande, você termina com a escassez de produtos (matéria-prima) e mão de obra qualificada?, explica Pacheco.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES