Com medo da crise, brasileiros vão gastar menos o 13º salário

Veja dicas de como investir seu 13º salário

Veja dicas de como investir esse dinheiro extra. | Reprodução Web
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Deixar de consumir para poupar não é uma decisão fácil de ser tomada. Não são todos que estão dispostos a adiar a satisfação de um prazer em busca da realização de um projeto futuro. Tanto que o percentual de brasileiros que pretendem reservar uma parte do 13º salário para iniciar uma aplicação financeira é relativamente pequeno.

"Mas esse recurso extra pode ser visto como um ótimo começo de investimento. Para motivação, basta se concentrar na importância dos objetivos de longo prazo, como a educação dos filhos ou a manutenção do padrão de vida após a aposentadoria", sugere o economista Luiz Roberto Calado, autor do livro "Fundos de Investimento --Conheça Antes de Investir" (editora Campus Elsevier).

Para os que decidem encarar o desafio, a ampla lista de ofertas de produtos para aplicar que existe desperta dúvidas: quando comprar ações? As modalidades que pagam juro são todas iguais? O que considerar na hora de escolher em que investir?

Em meio a fundos de renda fixa e DI, poupança, Tesouro Direto e Bolsa de Valores, o futuro investidor pode acabar por se sentir perdido.

"É importante lembrar que não há uma fórmula pronta. Depende de cada um, do objetivo associado ao dinheiro, do montante a ser aplicado", resume William Eid Júnior, professor de finanças da FGV.

DÚVIDAS

Para o consultor Mauro Calil, o primeiro passo para os iniciantes é fazer três perguntas: quanto pretende investir; por quanto tempo manterá a aplicação; e qual o destino dos recursos guardados.

Quanto maior o prazo do investimento, maiores são as possibilidades de diversificação e de risco. Isso porque, se a pessoa vai necessitar das economias daqui a alguns meses --para uma viagem, por exemplo-- e aplicar tudo em ações, pode ser surpreendida com uma repentina queda da Bolsa e a depreciação do que aplicou, não tendo tempo hábil para aguardar a recuperação dos valores.

No outro extremo, no caso de quem está pensando no longo prazo e pode deixar o dinheiro parado por alguns anos, procurar ações pode ser interessante, segundo os especialistas. Mas sempre tendo consciência de que a Bolsa de Valores tem por natureza oscilar muito, o que pode gerar alguns prejuízos.

"A poupança é interessante enquanto pagar 0,5% ao mês. Mas vale conferir alternativas mais rentáveis e flexíveis, como um fundo DI com taxa de administração abaixo de 1,5%", aconselha o consultor Mauro Halfeld.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES