THE: Comércio terá horário especial antes do Natal

THE: Comércio terá horário especial antes do Natal

O comércio no centro e Shopping da Cidade funciona de 8h às 18h e nos shoppings de 10h às 22h

O movimento de pessoas no centro comercial de Teresina e nos shoppings da cidade tem sido intenso nesta véspera de Natal. Embora as dicas dos especialistas digam para se fazer pesquisas e definir com antecedência como gerir os gastos com as compras de fim de ano, muitos teresinenses deixaram para a última hora.

A movimentação de pessoas também é grande em supermercados, já que os preparativos para as ceias e confraternizações são os principais motivos para o aumento da demanda desses estabelecimentos neste período.

Neste sábado, domingo e segunda-feira - dias 22, 23 e 24 respectivamente - o comércio funciona em horário especial para atender à demanda de consumidores que deixaram para escolher seus presentes na véspera do Natal.

O comércio no centro e Shopping da Cidade funciona de 8h às 18h e nos shoppings de 10h às 22h. No dia 25, todas as lojas estarão fechadas e voltam a funcionar apenas no dia 26 de dezembro com horário normalizado.

De acordo com o presidente do Sindicato dos Lojistas do Comércio do Estado do Piauí (Sindilojas), Luís Antônio Veloso, com o 13° em mãos, o consumidor teresinense tem saído para escolher os presentes e a movimentação tem sido intensa e estimula os lojistas.

Para quem deseja evitar uma grande concentração de pessoas no centro, a dica é escolher as primeiras horas da manhã que registram menor movimentação que se intensifica mais após o meio-dia.

"As formas de pagamento facilitadas como o cartão de crédito e o crediário próprio de lojas são um aditivo para animar os consumidores na hora das compras, mas, no geral, percebemos que muitas pessoas fizeram pesquisas anteriormente e já vêm para às lojas sabendo o que irão adquirir.

Os preços divididos em até 10 vezes sem juros também são uma estratégia adotada pelos lojistas para garantir a escolha do consumidor e fidelizar o cliente", confirma o presidente do Sindilojas.

Bancos - A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) também já definiu o atendimento bancário em relação aos feriados do fim de ano. No Natal, dia 25, e no Dia Mundial da Paz, 1º de janeiro, os bancos fecham.

No dia 31 de dezembro, na véspera do ano-novo, segundo a Febraban, não haverá atendimento ao público, mas dia 24 de dezembro, véspera de Natal, os bancos abrem com horário diferenciado, somente até às 12h.

Para a população, nos dias que estarão fechados os bancos manterão os serviços de autoatendimento para realizar operações bancárias, como caixas eletrônicos, Internet Banking, Mobile Banking, banco por telefone e correspondentes (casas lotéricas, agências dos Correios, redes de supermercados e outros estabelecimentos comerciais credenciados).

Contas de água, luz, telefone e TV a cabo, por exemplo, que tiverem vencimento nessas datas podem ser pagas no próximo dia útil (26/12 e 02/01), sem a incidência de multa. Os tributos, normalmente, já estão com a data ajustada pelo calendário de feriados (federais, estaduais e municipais).

Contas de consumo ou as que possuem código de barras podem ser pagos nos próprios caixas automáticos ou em correspondentes.

Fonte: Marcilany Rodrigues