Companhias aéreas Azul e Trip devem anunciar fusão ainda hoje

Companhias aéreas Azul e Trip devem anunciar fusão ainda hoje

União criará empresa com cerca de 14% do mercado nacional do setor.

As companhias aéreas Azul e Trip devem anunciar, nesta segunda-feira (28), a fusão de suas operações, criando uma empresa com cerca de 14% do mercado doméstico.

As aéreas convocaram um encontro com a imprensa para a tarde desta segunda, mas não confirmaram o teor do encontro. Fontes próximas à negociação, no entanto, confirmaram que se trata do anúncio de fusão.

Segundo dados divulgados pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) nesta segunda, a Azul detinha, em abril, 9,94% de participação no mercado do país, fazendo da companhia a terceira maior do setor.

Já a fatia da Trip no mesmo período era de 4,29%. A empresa, no entanto, mostrou avanço em relação aos 2,7% de participação um ano antes ? destaque entre as companhias aéreas de menor porte.

Desta forma, as duas empresas detiveram em abril uma participação de mercado de 14,23%. A liderança segue sendo disputada entre a TAM e o grupo Gol, que tenta ver aprovada a compra da Webjet. A quarta posição fica com a Avianca, que em abril teve 4,98% do mercado doméstico.

De acordo com o mesmo balanço da Anac, a participação das empresas aéreas de pequeno porte, como a Trip, no mercado doméstico cresceu 33% em abril na comparação com o mesmo mês de 2011, passando de 19% para 25,3%.

A união das empresas, que possuem frotas de jatos Embraer e turboélices da ATR, ocorre depois que a TAM assinou em março do ano passado uma carta de intenções para comprar 31% de participação na área regional, acordo que não se concretizou.

Fonte: G1