Confiança do comércio cai em 5,2% no trimestre até novembro ante 2012;veja

Índice de Confiança do Comércio (Icom) caiu 5,2% na média do trimestre encerrado em novembro, frente ao mesmo período do ano passado

O Índice de Confiança do Comércio (Icom) caiu 5,2% na média do trimestre encerrado em novembro, frente ao mesmo período do ano passado. De acordo com a Fundação Getulio Vargas (FGV) nesta sexta-feira, o indicador atingiu 125,9 pontos, ante 132,8 pontos no período anterior. Nos três meses encerrados em outubro, a confiança do comércio havia recuado 3,9% na comparação com igual trimestre de 2012.

"O resultado geral da pesquisa sugere um enfraquecimento gradual do ritmo de atividade do Setor Comércio na passagem do terceiro para o quarto trimestre e perspectivas mais favoráveis, de aceleração, na virada do ano", afirmou a FGV.

O indicador do estudo que mede a percepção do setor em relação à demanda no momento atual --o Índice de Situação Atual (ISA-COM) médio - registrou 98,5 pontos, queda de 9,8% em relação ao obtido no mesmo período do ano anterior, ante recuo de 5,6% em outubro. Já o indicador trimestral do Índice de Expectativas (IE-COM) recuou 2,1% em novembro na comparação com um ano antes, para 153,2 pontos, ante queda de 2,9% em outubro.

Por sua vez, o setor de varejo restrito teve baixa de 5% no trimestre concluído em novembro na comparação com o mesmo período do ano passado, ante queda de 3,8% em outubro. No varejo ampliado, setor que inclui veículos, motocicletas, partes e peças, a confiança recuou 4,4% no indicador trimestral até novembro, após ter registrado queda de 2,9% no período de três meses encerrado em outubro.

Já no Atacado, o índice de confiança caiu 6,9% no trimestre até novembro, depois de perder 6% no resultado de três meses anterior. Segundo dados do IBGE, as vendas no varejo brasileiro cresceram em setembro pelo sétimo mês seguido, com alta de 0,5%, mas o ritmo mostrou desaceleração e ficou abaixo do esperado.

Fonte: Terra