Confiança do consumidor cai 1,1% em dezembro, aponta FGV

Levantamento abrange amostra de mais de 2 mil domicílios, em sete capitais .

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A confiança do consumidor caiu pelo terceiro mês consecutivo em dezembro. É o que revelou na manhã desta sexta-feira (21) a FGV (Fundação Getúlio Vargas) ao divulgar o ICC (Índice de Confiança do Consumidor), que mostrou queda de 1,1% neste mês ante novembro, após cair 1,4% em novembro contra outubro, na série com ajuste sazonal.

Com o resultado, o desempenho do indicador, que é calculado dentro de uma escala de pontuação de até 200 pontos (sendo que, quanto mais próximo de 200, maior o nível de confiança do consumidor), passou de 120,0 pontos para 118,7 pontos de novembro para dezembro. "Apesar de se manter em patamar superior à média histórica, o índice agora passa a apresentar tendência declinante também quando expresso em média móvel trimestral", informou a FGV, em nota.

O ICC é dividido em dois indicadores. O ISA (Índice de Situação Atual) mostrou queda de 2,3% este mês após cair 0,7% em novembro. Já o IE (Índice de Expectativas) caiu 0,3% em dezembro após cair 1,9% em novembro. "Em dezembro, a redução do nível de satisfação dos consumidores com as finanças pessoais foi o movimento que mais influenciou na queda do ICC", segundo a FGV.

O indicador, que vinha se mantendo em torno dos 116 pontos nos seis meses anteriores, passou a 112,4 pontos em dezembro, no menor nível desde abril de 2010 (111,0). Ainda segundo a Fundação, o ICC caiu 0,6% em dezembro na comparação com igual mês em 2011. No mês passado, o indicador nesta comparação avançou 0,9% ante dezembro de 2011.

O levantamento abrange amostra de mais de 2 mil domicílios, em sete capitais, com entrevistas entre os dias 30 de novembro e 19 de dezembro.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES