Confiança do empresariado sobe pelo 4º mês seguido, aponta FGV

Os empresários estão mais otimistas em relação ao emprego do que em relação à produção e ao ambiente dos negócios

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Índice de Confiança da Indústria (ICI), divulgado hoje pela Fundação Getulio Vargas (FGV), avançou 0,5% em março de 2012 em relação a fevereiro, ao passar de 102,5 para 103 pontos.

Apesar de registrar o quarto mês consecutivo de alta do ICI, o resultado mostra que essa reação perdeu fôlego nos dois últimos meses, quando acumulou apenas 0,7% de expansão, ante um acréscimo de 1,6% entre dezembro e janeiro. Com isso, o índice atual se mantém inferior à média dos últimos cinco anos, de 106,3 pontos.

O aumento da confiança em março foi influenciado pelas expectativas mais favoráveis em relação aos meses seguintes. O Índice de Expectativas (IE) cresceu 1%, para 102,3%, o maior desde julho de 2011 (102,6). Já o Índice da Situação Atual (ISA) avançou apenas 0,2%, para 103,8 pontos, mas ainda assim é o maior dos últimos oito meses (107,4). A combinação de resultados sinaliza que a atividade industrial segue em recuperação lenta, avalia a FGV.

Entre os quesitos integrantes do ISA, o indicador que mede a satisfação atual dos negócios foi o que contribuiu para o ligeiro aumento sobre o momento presente, enquanto o do nível dos estoques normalizou-se e o da demanda voltou a diminuir pelo terceiro mês consecutivo, influenciado principalmente pela demanda externa. A parcela de empresas que consideram a situação dos negócios como boa diminuiu de 25,9% em fevereiro para 18,7% em março, já a proporção das que a avaliam como fraca reduziu-se em maior magnitude, ao passar de 18,7% para 10,5%.

Os empresários estão mais otimistas em relação ao emprego do que em relação à produção e ao ambiente dos negócios no horizonte de seis meses. Das 1.214 empresas consultadas, 21,9% pretendem ampliar o contingente de mão de obra nos próximos três meses (contra 20,3% em fevereiro), enquanto 8,8% preveem diminuí-lo (contra 9,4%).

O Nível de Utilização da Capacidade Instalada (NUCI) alcançou 83,8% em março, ficando 0,1 ponto percentual acima do registrado no mês anterior e iguala-se à média dos últimos cinco anos. Com o resultado, a média do primeiro trimestre do ano, de 83,7%, supera a média do quarto trimestre de 2011, mas é inferior à media dos três trimestres anteriores.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES