Conselho de Contabilidade do Piauí e PMT lançam a campanha "Doe Futuro"

A campanha visa estimular os contribuintes a doarem até 3% do imposto devido ao Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente

O Conselho Regional de Contabilidade do Piauí, o Sescon-PI e o Sindicato dos Contabilistas, através do Programa de Voluntariado da Classe Contábil e em parceria com a Prefeitura de Teresina, lançam hoje, a campanha "Doe futuro".

A campanha visa estimular os contribuintes a doarem até 3% do imposto devido ao Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. Esses recursos serão destinados a projetos e instituições que vão auxiliar na construção do futuro de muitas crianças.

Em Teresina, a Casa de Metara, Ação Social Arquidiocesana/ASA, Cáritas, Juventude Santa Cabrini, Fazenda da Paz e Fundação Barão de Itararé são exemplos de entidades beneficiadas com recursos administrados por esse Fundo.

Segundo o Presidente do CRC-PI, Elias Caddah, a conscientização da sociedade sobre a possibilidade de destinar parte do Imposto de Renda devido a fundos que administram projetos que auxiliam crianças e adolescentes em situação de risco é de extrema importância. "O profissional contábil contribui com o desenvolvimento econômico e ainda atua nesse processo de responsabilidade social", destaca.

O lançamento acontecerá na próxima terça-feira, 1º de abril, às 8h30, no Metropolitan Hotel. Profissionais da classe contábil, além dos estudantes, estão convidados a participar do evento.

Saiba como proceder para efetuar sua doação: Segundo a contadora e vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do CRC-PI, Francyslene Magalhães, a legislação permite que parte do IRPF (até 3% do imposto devido) seja destinado para fundos criados com base no Estatuto da Criança e do Adolescente/ECA e que são controlados por Conselhos Municipais.

Em Teresina, esses recursos são encaminhados a instituições que possuem projetos com essas características, como por exemplo, a Casa de Metara, ASA, Cáritas, Juventude Santa Cabrini, dentre outros. Até mesmo quem apresenta IR a restituir pode fazer a doação (a devolução será acrescida do valor doado).

Para doar, ao utilizar o programa da declaração do IRPF/2014, a pesssoa deve preencher a declaração completa, clique na guia Resumo da Declaração; depois clicar em Doações Diretamente na Declaração ECA. Em seguida, selecione o tipo de fundo: nacional, estadual ou municipal.

Sendo municipal, aparecem as opções de municípios do Piauí regularmente cadastrados; logo após, preencha o valor da doação (até 3% do IR devido); depois imprima o DARF gerado (guia imprimir) e poir fim efetue o pagamento até o dia 30 de Abril de 2014.

Fonte: Ascom