Procon: Cliente que comprou chip pode pedir dinheiro de volta

Apesar da suspensão imposta pela Anatel a partir desta segunda-feira, vendedores terceirizados continuaram a oferecer o produto.

As operadoras foram punidas pela Anatel. | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Os consumidores que compraram nesta segunda-feira chips de operadoras de telefonia que não podem ser ativados têm o direito a devolução integral do dinheiro, disse o diretor executivo da Fundação Procon-SP, Paulo Góes.

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) determinou a suspensão das vendas de novas linhas das operadoras líderes em reclamação por Estado a partir desta segunda, mas vendedores terceirizados continuaram a oferecer o produto. O consumidor, no entanto, não conseguiu ativar a linha.

"A primeira orientação é voltar na banca e pedir o dinheiro de volta", disse Góes. "Se a banca não devolver, o consumidor deve procurar o Procon e ela pode ser multada", explicou.

Segundo ele, as operadoras também podem ser responsabilizadas pela venda de chips que não podem ser ativados em revendas terceirizadas. "O produto é dela. Não importa onde o consumidor comprou", disse Góes.

Mas, para pedir reembolso na operadora, o cliente precisa ter em mãos a nota fiscal para comprovar que a compra foi feita após a suspensão das vendas pela Anatel, afirmou Góes. "É mais fácil ele tentar negociar o reembolso diretamente com o vendedor, porque nem sempre as bancas e os ambulantes dão comprovantes fiscais na hora da compra", disse.

Apesar dos transtornos que a suspensão das vendas de novas linhas de telefonia móvel e 3G geram ao consumidor, Góes considerou a determinação da Anatel positiva. "Temos muitas reclamações de consumidores sobre as operadoras de telefonia. O serviço chegou a um ponto crítico. Espero que melhore agora", afirmou.

O Procon-SP recomenda que os consumidores denunciem no site da Anatel e nos canais de atendimento do Procon a venda irregular de linhas móveis.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES