Consumidores devem atentar para o planejamento financeiro

Especialistas afirmam que, antes de gastar com compras, é melhor quitar dívidas para começar o ano no azul

Quando chega o período de receber o décimo terceiro salário muita gente fica sem saber como gastar esse dinheiro extra. Especialistas afirmam que, antes de gastar com compras, é melhor quitar dívidas para começar o ano no azul.

Novembro é o mês de pagamento da parcela do 13º salário e os consumidores questionam sobre a melhor forma de usar esse dinheiro. Alguns usam para fazer suas compras de final de ano, outros endividados procuram pagar suas contas para não terem maiores prejuízos.

Muitas são as formas de usar o 13º salário, principalmente para aqueles que não estão endividados. O consultor financeiro Ronny Albuquerque, vê no planejamento uma solução. “As pessoas que não têm dívidas e guardam seu dinheiro para usar posteriormente têm agora o momento para curtir viagens, presentes, pois essas pessoas possuem uma reserva”.

O consultor financeiro Flávio Aragão acredita na cautela e soluções para os endividados, como o parcelamento da dívida. “Para as pessoas que estão com muitas dívidas, o ideal é negociar com banco para assim diminuir os juros”.

O ideal em todos os casos é o planejamento. Segundo dados, os maiores gastos dos brasileiros com o 13º ainda são com as festas natalinas (presentes, jantar, decoração). Algumas dessas festas são planejadas, outras no entanto, são pensadas no mesmo mês, e é nesse momento que o perigo das dívidas aparece. O trabalhador está com dinheiro em mãos e não pensa muito sobre os meses seguintes.

Já para outros, esse pagamento vem em boa hora, pois empresas de todos os segmentos negociam e ofertam promoções e os consumidores precisam estar com o nome limpo junto aos órgãos responsáveis, logo podem realizar suas comprar com o uso do cartão de crédito, cheques e afins. Assim, é bom tanto para consumidores como para empresas.

Clique e curta o Portal Meio Norte no Facebook

Fonte: Francisco Lima e Daniely Viana