Consumidores discutem problemas do abastecimento elétrico

Audiência é uma determinação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Os consumidores de energia elétrica de Teresina terão a oportunidade de discutir os problemas do abastecimento elétrico da capital, quarta-feira (27), durante audiência pública.

O evento organizado pelo Conselho de Consumidores da Eletrobras Distribuição Piauí-Conepi, reunirá autoridades da área para esclarecer dúvidas e ouvir opiniões da população consumidora.

Segundo o gerente da Ouvidoria da Eletrobrás Distribuição Piauí, José Vieira dos Santos, essa audiência é uma determinação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). "Ela será aberta ao público e o maior número possível de pessoas deve participar.

Nós vamos trazer esclarecimento aos consumidores e informações que nós consideramos relevantes. Além de discutir outros assuntos nós também vamos abordar a representatividade do Conepi", disse José Vieira.

Devem participar da reunião representantes da Agência Nacional de Energia Elétrica-Aneel, dos Ministérios Públicos Federal e Estadual, dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário do Estado, autoridades municipais, associações de moradores, sindicatos, universidades, entidade de classe e organizações não-governamentais e a população em geral. A audiência acontece na sede da Eletrobras, a partir das 8h.

A audiência pública possui, em sua essência, o direito do cidadão de ser ouvido, de opinar e o dever do poder público de educar e conscientizar a sociedade sobre assuntos relacionados à prestação do serviço de fornecimento de energia elétrica.

Os participantes da audiência poderão manifestar-se por apresentação de documentos relativos aos fatos objeto da audiência pública, inclusive via correio eletrônico ([email protected]); formulação de manifestações escritas, relativas ao tema tratado, indicando a autoridade a ser questionada; e formulação de manifestações orais às autoridades presentes, mediante inscrição prévia.

Fonte: Pollyanna Carvalho