Conta de luz será calculada de acordo com o horário de consumo

Conta de luz será calculada de acordo com o horário de consumo

Novo modelo de cobrança de energia elétrica irá valer a partir de 2014.

A conta de luz poderá ficar ainda mais barata a partir de 2014, quando as tarifas passarão a ser cobradas de acordo com o horário de consumo. Chamado de ?tarifa branca?, esse será o novo modelo de cobrança adotado pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), que ainda não divulgou os valores que serão praticados.

Pelo novo sistema, os usuários residenciais e também os comerciantes terão três tarifas: mais barata, intermediária e mais cara.

Se o consumidor evitar o uso no horário de pico (das 18h às 21h), quando a tarifa será mais cara, poderá ter uma economia de até 45%, afirma o relator da Aneel Edvaldo Alves de Santana.

Para aderir ao novo tipo de cobrança, os interessados deverão solicitar a troca do relógio por um medidor mais moderno. O custo desse novo equipamento será repassado ao usuário na fatura.

A empresa terá até 30 dias para providenciar a nova medição ao cliente que solicitar a troca. Quem for instalar energia elétrica pela primeira vez e já quiser adotar o novo modelo será atendido em prazo menor, de 10 dias.

A mudança ainda precisa ser regulamentada e a Aneel realizará, até o dia 6 de agosto, audiências públicas em Brasília, São Paulo, Curitiba, Belém e Recife para receber sugestões. As contribuições da população também podem ser enviadas para o e-mail [email protected] ou para o endereço SGAN, Quadra 603, Módulo I, Térreo, Protocolo Geral, CEP 70.830-030, Brasília - DF.

Uma das mudanças discutidas é a inclusão das famílias de baixa renda, que são beneficiadas pela tarifa social e, portanto, já têm acesso a tarifas reduzidas. Dentre os argumentos favoráveis apresentados pelo relator Santana, ?sendo a tarifa branca algo positivo, não faria sentido excluir tais consumidores da possibilidade de auferir os seus benefícios?.

Fonte: R7, www.r7.com