Contribuinte poderá consultar restituições por celular e tablet

Ele também poderá buscar informações sobre CPF por este aplicativo

A Secretaria da Receita Federal informou nesta quarta-feira (6) que foi lançado um aplicativo destinado a "smartphones" e "tablets", com os sistemas operacionais Android e iOS (Apple Iphone), pelo qual será possível consultar as bases de dados do Fisco e saber, por exemplo, se o contribuinte foi incluído nos lotes de restituição do IR.

"Este primeiro aplicativo possui funcionalidades destinadas às pessoas físicas. Com ele, será possível consultar diretamente nas bases da Receita Federal, informações sobre liberação das restituições (de 1999 em diante) das declarações do IRPF e a situação cadastral de uma inscrição no CPF", informou a Receita Federal.

Sobre as consultas ao CPF, o Fisco informou que contribuinte poderá ter as informações de "forma rápida e prática". O órgão lembrou que este é um dos serviços mais solicitados na página da Receita Federal.

Também já é possível obter acesso ao serviço de orientações sobre as restituições do IR via "smartphone" e "tablet" - que procura responder às principais perguntas sobre o tema. Um serviço de avaliação do novo aplicativo também foi disponibilizado pelo Fisco, com o objetivo de que os contribuintes colaborem para melhorar o serviço.

A Receita Federal esclareceu que o aplicativo, que foi desenvolvido pelo Serpro, é gratuito. Seu "download" pode ser feito no "Android Market" (Google Play) ou na Apple Store.

Fonte: G1