Contribuintes já se preparam para Imposto de Renda no Piauí

Contribuintes já se preparam para Imposto de Renda no Piauí

O início do prazo para declarar o Imposto de Renda só começa em março

Todo início de ano os contribuintes pessoa física que declaram imposto de renda já começam a reunir os dados necessários para realizar a sua declaração de imposto e conseguir algumas deduções com despesas feitas com educação e gastos com a saúde, entre outros.

A Receita Federal disponibiliza o programa para download (Receitanet) para gerar a declaração para os bancos de dados, com uma certa antecedência. Mas, no geral, o envio de declarações só poderá ser feito a partir de 1º março.

De acordo com o auditor fiscal da Receita Federal no Piauí, Gildásio Barbosa Rêgo, o Receitanet só serve para gerar e transmitir as declarações para o banco de dados central. O programa que se faz propriamente a declaração ainda não está disponível.

Gildásio afirma que, os funcionários da Receita Federal no Piauí já estão sendo capacitados para as novidades do sistema. ?Nós cumprimos o cronograma estabelecido anualmente pela Receita e já foram feitas várias capacitações e reciclagens com nossos profissionais para que todos entendam bem e orientem os contribuintes para as regras deste ano?, pontua.

A ferramenta, desde 2011, é colocada à disposição dos contribuintes antes do início do prazo para as declarações.

Contudo, não adianta fazer a transferência da declaração antes do dia 1º, pois o sistema não aceitará os dados. A intenção da Receita Federal é permitir que os contribuintes adiantem o download do programa para que não aconteça o congestionamento do sistema logo nos primeiros dias do prazo.

De acordo com o auditor fiscal, no geral, os piauienses não deixam para fazer a declaração na última hora. ?Temos muitos contribuintes que já começam a gerar as suas declarações nos primeiros dias do prazo, principalmente aquelas pessoas que têm restituição para receber porque quanto mais cedo se declara mais cedo se recebe.

Algumas pessoas que têm imposto a pagar é que deixam para o fim do prazo, mas a maioria é pontual?, complementa Gildásio Barbosa.

Fonte: Marcilany Rodrigues