Correios serão extintos se monopólio for quebrado

Costa disse que ainda hoje conversará com alguns ministros do STF sobre esse assunto

 O ministro Hélio Costa (Comunicações) disse nesta terça-feira que os Correios não resistirão caso o monopólio dos serviços postais seja quebrado. O STF (Supremo Tribunal Federal) retoma amanhã o julgamento que questiona o monopólio da estatal.

Ontem, a decisão foi adiada após um empate: cinco ministros votaram pela manutenção do monopólio e outros cinco pela quebra parcial ou total. "Nós estamos próximos de um desastre. São milhares de funcionários que serão demitidos. O Correio não resiste, não sobrevive.

O Correio está quase a ser extinto com essa decisão", afirmou. Costa disse que ainda hoje conversará com alguns ministros do STF sobre esse assunto e fará um apelo para que a situação seja analisada com extremo cuidado. "O que me deixa preocupado é que, se os Correios não tiverem esse serviço privilegiado de ter a carta comercial, como ele vai pagar pelo serviço que não dão resultado nenhum, que é entregar cartas pelo interior do Amazonas ou no Vale do Jequitinhonha (MG)? Será que as empresas particulares vão fazer isso sem dar lucro?", afirmou.

Fonte: Folha Online, www.folha.com.br