Clientes passam o ano juntando dinheiro e compras à vista crescem no comércio

De acordo com lojistas de Teresina, muitos clientes compram à vista porque passaram o ano juntando dinheiro.

Comércio aumenta vendas sem parcelamento. | Reprodução/Jornal Meio Norte
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Adquirir um produto no comérco no Piauí é muito fácil. Você pesquisa preços, escolhe o mais em conta, dirige-se ao caixa e está quase tudo certo para levar a mercadoria para casa.

Mas no caixa, na hora do pagamento, vem a dúvida:a prazo ou à vista? Qual a melhor forma de pagamento? Na verdade, segundo especialistas, não há regra que defina se o melhor é comprar a prazo ou à vista.

Essa decisão depende da situação financeira, da necessidade de comprar, do planejamento de gastos e dos juros cobrados pelo financiamento. No dia a dia, o fato divide opiniões, mas na maioria dos casos, as compras à vistas tem crescido entre as formas de pagamentos dos consumidores.

Para Flânio Pereira, subgerente de uma loja em Teresina, a tendência para pagamentos à vista se dá, principalmente, pelo fato de muitas pessoas estarem com os nomes negativados nos órgãos como o SPC (Serviço de Proteção ao Crédito) e o Serasa.

?Tem pessoas que passam o ano juntando dinheiro, vão poupando e conseguem fazer compras à vista. Mas, às vezes, elas não compram parcelado porque estão com problemas de restrição ao crédito, como nome sujo na praça e acabam se submetendo a comprar e pagar na hora?, afirma Flânio, acrescentando que muitas pessoas optam por compras parceladas no caso de compras em supermercados.

O subgerente ainda conta que a maior parte do fluxo do crediário é composto por pessoas mais humildes, que compram a prazo porque é mais fácil para elas.

Enquanto isso, o gerente Ronaldo Câmara, informa que no caso da loja em que trabalha, as compras à vista tiveram uma queda entre novembro e dezembro, mas agora voltaram com tudo.

?De novembro para cá, a quantidade de vendas no cartão e crediário aumentou. Antes disso, de outubro para trás, a gente via mais compras às vistas.

A gente acredita que as vendas à prazo aumentaram neste período, porque muitas pessoas aproveitaram as parcelas do décimo para pagar dívidas e não para comprar à vista. Mas desde o dia 10 deste mês as vendas à vista voltaram a se aquecer?.

Ronaldo ainda conta que os clientes têm muito potencial de compra e acabam desfrutando dos descontos para quem paga no ato da compra. ?Eles aproveitam que temos descontos se o pagamento for à vista e choram por ele. Com isso, tendem a comprar mais à vista?.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES