SEÇÕES

Criança inicia processo de transexualização e é pioneira no estado

A criança vai ser acompanhada por profissionais

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Piauí pode ter seu primeiro caso de criança transgênero. Paty (nome fictício) já demonstrava para a mãe que não se reconhecia como menino. Quando aprendeu a falar, disse para a mãe que era uma menina, mas uma fadinha a transformou em menino. Hoje, aos seis anos, Paty fala, se veste e age como uma menina, provando para a sua família que é uma criança transexual.

Diante dessa certeza, Amanda Pitta, mãe da menina, decidiu procurar ajuda profissional e conseguiu atendimento para a filha no Ambulatório Transdisciplinar de Identidade de Gênero e Orientação Sexual, no Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo. O primeiro encontro de Paty com a equipe já está marcado e será no dia 22 de maio. Ela é a primeira criança do Piauí a iniciar o processo de “transexualização”.

Segundo a mãe da criança, esse é o primeiro passo é identificar a menina com Disforia de Gênero, de acordo com o Código Internacional de Doenças. “Por mim ela não precisaria, mas nesse caso a patologização é importante porque vai garantir os direitos dela. Por exemplo, quando ela tiver com o laudo, eu vou poder tentar a mudança de nome, vou pode garantir que ela seja matriculada com o nome social e outras coisas”, explica a mãe.

Se o caso for confirmado pelos profissionais a criança poderá iniciar, por volta dos 11 anos, o tratamento para retardar o início da puberdade. Isso é importante para evitar que os traços masculinos se desenvolvam.

Somente aos 16 anos, se a menina realmente quiser assumir o gênero feminino, é que se inicia o tratamento hormonal. Já o processo de mudança de sexo só deve ocorrer quando Paty estiver adulta. 

Por enquanto, Paty sequer compreende a necessidade do acompanhamento profissional, simplesmente porque não se enxerga como uma pessoa diferente. “Eu falei pra ela sobre o atendimento e ela só focou na parte da viagem. Disse que não está doente pra ir ao médico”, conta Amanda.

Para a menina, não existe nada de errado em ser como ela é. “Eu disse que a gente precisava contar que ela é diferente. Ela disse que não é diferente coisa nenhuma e que não queria falar isso pra ninguém. E voltou a brincar”, relata a mãe.

No ano passado, Amanda Pitta escreveu uma carta para o prefeito Firmino Filho (PSDB), contando a história da sua filha e fazendo um apelo para que ele vetasse o Projeto de Lei que proíbe o debate de gênero nas escolas. A proposta, que dependia apenas da sanção ou do veto do prefeito, retornou à Câmara de Vereadores e não foi mais discutido.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos