Criança venezuelana refugiada em Manaus morre em acampamento

Outros óbitos de indígenas Warao no Amazonas foram registrados

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Mais uma criança venezuelana morreu em Manaus. Um bebê, da etnia Warao, morreu vítima de pneumonia no ultimo domingo (14). Com isso, o Ministério Público Federal no Amazonas (MPF/AM) requisitou de secretarias municipais, estaduais, da Fundação Estadual do Índio (FEI), da Fundação Nacional do Índio (Funai) e do Distrito Sanitário de Saúde Indígena (Dsei) de Manaus informações sobre plano emergencial integrado entre os diversos órgãos públicos para atendimento à saúde dos indígenas. Manaus está em situação de emergência por conta da imigração de venezuelanos.

Outros óbitos de indígenas Warao no Amazonas foram registrados desde o início do ano. Em abril, um adulto morreu, de causa ainda não definida, e um bebê de seis meses morreu em decorrência de infecção generalizada, iniciada a partir de catapora.

Estima-se que cerca de 400 indígenas venezuelanos da etnia Warao estejam em Manaus, fugindo da crise generalizada no país vizinho. Mais de uma centena deles estão alojados no terminal rodoviário da capital amazonense, outros estão em casas alugadas no Centro e outros locais da cidade, em situações precárias de moradia, com a cobrança de valores abusivos pela locação dos imóveis, chegando a R$ 10,00 por pessoa, a cada dia, em uma casa com mais de 20 pessoas.

O MPF destaca que a responsabilidade pelo atendimento aos imigrantes cabe aos três entes federativos, União, Estado e Município, sendo necessário que os órgãos em cada esfera assumam suas responsabilidades.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES