Crianças em férias comprometem 12% do orçamento familiar

Por passarem mais tempo dentro de casa, a despensa precisa ser reforçada, especialmente com as guloseimas preferidas pelo público infanto-juvenil

crianças e adolescentes consomem mais comida e serviços na época das férias escolares | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Fora da rotina escolar, crianças e adolescentes consomem mais comida e serviços, o que acaba comprometendo, em média, 12% do orçamento familiar. A lista da inflação de férias composta por 23 itens, divulgada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) foi dividida em dois grupos: alimentos (6,60%) e serviços (5,61%). Em ambos houve aumento acima da inflação medida pelo IPC/FGV nos últimos 12 meses, até junho de 2012, que foi de 5,37%.

Por passarem mais tempo dentro de casa, a despensa precisa ser reforçada, especialmente com as guloseimas preferidas pelo público infanto-juvenil. O levantamento, feito pelo economista André Braz (IBRE/FGV), mostrou que os refrigerantes e água mineral (comprados em supermercado) foram os que registraram os maiores aumentos, 9,36%, a batata frita e o sorvete, subiram em 8,13% e 8,10%, respectivamente. Entre os serviços, cujo aumento médio foi de 5,61%, os destaques foram: hotéis (11,72%) e clubes de recreação (8,34%).

Até ir ao cinema está pesando mais no bolso (8,18%). Mas há também exemplos de itens que registraram queda de preços. Entre os alimentos, o principal destaque foi o item refresco de fruta em pó, com queda de 1,05%. Enquanto no rol dos serviços mais procurados, o destaque ficou com as passagens aéreas, que registrou queda de 1,70%.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES