Crianças têm aula de finanças para aprender a lidar com o dinheiro

Crianças têm aula de finanças para aprender a lidar com o dinheiro

Crianças de 7 anos aprendem a planejar um orçamento.

Para se manter no topo da economia mundial, Cingapura investe seriamente na educação do seu povo desde muito cedo. As crianças estão sorrindo brincando e se divertindo. Parece até que estão participando de um show. Mas não é nada disso. Elas estão aprendendo desde muito pequenas, uma coisa muito importante nesse país. Elas estão tendo uma aula de finanças para aprender a lidar com dinheiro.

Nessa área, disciplina é fundamental, mas é preciso chamar a atenção das crianças. No palco, está um professor diferente. Mervyn Goh, na verdade, é uma celebridade por no país e tem um programa infantil na televisão. No telão, o assunto da aula: orçamento.

Já imaginou crianças de 7 anos aprendendo a planejar um orçamento? Mervyn Goh pergunta para os alunos o que fariam se tivessem um dólar para gastar e explica que é preciso saber a diferença entre o que você precisa de verdade e o que você simplesmente deseja. É de maneira simples que as crianças aprendem noções básicas de economia. ?As crianças precisam entender que dinheiro não cresce em árvores e que os pais delas trabalham duro para ganhar dinheiro?, comenta o apresentador de TV.

A coordenadora do programa de finanças do Ministério da Educação de Cingapura, Koh Noi Keng, diz que nunca é cedo demais para as crianças aprenderem a lidar com dinheiro. Ela explica que se elas começam a aprender logo, vão fazer escolhas inteligentes ao longo da vida. Vão entender que não precisam ter a mochila da moda e sim uma boa mochila que possam usar durante anos.

Em um jogo de caça-palavras, as crianças se divertem, e quem acerta recebe um prêmio. São crianças comportadas até demais. Nós conversamos um pouco, e elas disseram que adoraram a aula e percebemos que a aula não é só teoria.

Nas escolas de Cingapura, as crianças que se destacam ganham atenção especial. A ideia é que elas desenvolvam ao máximo o talento que têm para finanças. ?Cingapura não tem o melhor time de futebol do mundo, mas tem os melhores economistas do mundo. Para termos esse time, procuramos em todos os lugares, na classe alta, na classe média, na baixa e até nas favelas?, destaca Kishore Mahbubani, do Centro de Políticas Públicas Lee Kuan Yew.

Geralmente quando nós chegamos a qualquer escola do mundo que tem crianças pequenas, nós encontramos pelas paredes aqueles desenhos primários. Em Cingapura, tudo é diferente. Pelos corredores, encontramos exemplos de empresas bem sucedidas e com a explicação de como elas chegaram ao topo.

Tudo nas escolas é pensado para que os alunos se tornem os melhores em qualquer profissão. Mais um motivo para que empresas do mundo todo venham para esse país. Mas não é só por isso. ?As pessoas vêm a Cingapura e encontram segurança, muita disciplina. Ou seja, o seu dinheiro também está seguro aqui, ninguém vai tirar seu dinheiro?, aponta Kishore Mahbubani.

Fonte: Globo, www.globo.com