Crianças têm aula de finanças para aprender a lidar com o dinheiro

Crianças de 7 anos aprendem a planejar um orçamento.

Cingapura investe seriamente na educação do seu povo desde muito cedo. | Reprodução TV Globo
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Para se manter no topo da economia mundial, Cingapura investe seriamente na educação do seu povo desde muito cedo. As crianças estão sorrindo brincando e se divertindo. Parece até que estão participando de um show. Mas não é nada disso. Elas estão aprendendo desde muito pequenas, uma coisa muito importante nesse país. Elas estão tendo uma aula de finanças para aprender a lidar com dinheiro.

Nessa área, disciplina é fundamental, mas é preciso chamar a atenção das crianças. No palco, está um professor diferente. Mervyn Goh, na verdade, é uma celebridade por no país e tem um programa infantil na televisão. No telão, o assunto da aula: orçamento.

Já imaginou crianças de 7 anos aprendendo a planejar um orçamento? Mervyn Goh pergunta para os alunos o que fariam se tivessem um dólar para gastar e explica que é preciso saber a diferença entre o que você precisa de verdade e o que você simplesmente deseja. É de maneira simples que as crianças aprendem noções básicas de economia. ?As crianças precisam entender que dinheiro não cresce em árvores e que os pais delas trabalham duro para ganhar dinheiro?, comenta o apresentador de TV.

A coordenadora do programa de finanças do Ministério da Educação de Cingapura, Koh Noi Keng, diz que nunca é cedo demais para as crianças aprenderem a lidar com dinheiro. Ela explica que se elas começam a aprender logo, vão fazer escolhas inteligentes ao longo da vida. Vão entender que não precisam ter a mochila da moda e sim uma boa mochila que possam usar durante anos.

Em um jogo de caça-palavras, as crianças se divertem, e quem acerta recebe um prêmio. São crianças comportadas até demais. Nós conversamos um pouco, e elas disseram que adoraram a aula e percebemos que a aula não é só teoria.

Nas escolas de Cingapura, as crianças que se destacam ganham atenção especial. A ideia é que elas desenvolvam ao máximo o talento que têm para finanças. ?Cingapura não tem o melhor time de futebol do mundo, mas tem os melhores economistas do mundo. Para termos esse time, procuramos em todos os lugares, na classe alta, na classe média, na baixa e até nas favelas?, destaca Kishore Mahbubani, do Centro de Políticas Públicas Lee Kuan Yew.

Geralmente quando nós chegamos a qualquer escola do mundo que tem crianças pequenas, nós encontramos pelas paredes aqueles desenhos primários. Em Cingapura, tudo é diferente. Pelos corredores, encontramos exemplos de empresas bem sucedidas e com a explicação de como elas chegaram ao topo.

Tudo nas escolas é pensado para que os alunos se tornem os melhores em qualquer profissão. Mais um motivo para que empresas do mundo todo venham para esse país. Mas não é só por isso. ?As pessoas vêm a Cingapura e encontram segurança, muita disciplina. Ou seja, o seu dinheiro também está seguro aqui, ninguém vai tirar seu dinheiro?, aponta Kishore Mahbubani.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES