Crise internacional não provocará desemprego no país, diz Mantega

Crise internacional não provocará desemprego no país, diz Mantega

Ministro da Fazenda diz que Brasil está preparado para a turbulência.

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse nesta segunda-feira (8), em entrevista exclusiva ao Jornal da Globo, que a crise econômica internacional que afeta principalmente os Estados Unidos e a Europa não vai criar desemprego ou reduzir a renda no Brasil.

Segundo Mantega, a turbulência nos EUA e na Europa é um crise de confiança. ?Acho que há uma crise de confiança. É a confiança na capacidade de recuperação dos EUA. Está muito lenta. E a resolução dos problemas da dívida europeia também está demorando?.

Mantega afirmou que os países emergentes, entre eles o Brasil, vão passar melhor pela crise do que os países avançados. ?O Brasil é um dos países mais bem preparados para enfrentar uma crise dessa natureza. Por enquanto, é uma crise mais moderada. Vai afetar principalmente os países mais avançados. Enquanto isso os emergentes vão crescendo, vão sobrevivendo melhor que os países avançados?.

O ministro da Fazenda falou ainda sobre o desempenho da Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa), que fechou em queda 8,08%, no primeiro dia de negociações após o rebaixamento da nota de crédito dos EUA na sexta-feira (5) pela agência Standard and Poor?s.

?O que acontece é que o investidor fica sem dinheiro em Nova York porque ele perde ações lá. Os bancos americanos perderam de 18% a 20% de seu valor lá. Aí falta dinheiro, e eles pegam dinheiro que eles colocaram em países emergentes. Como o Brasil tem um Bolsa muito líquida, eles conseguem tirar dinheiro daqui. Não quer dizer que a nossa situação é pior ou melhor?.

De acordo com Mantega, a crise não irá abater o país. ?Não, pelo contrário. Essa crise pode derrubar a inflação mundial. Nós vimos o petróleo caindo fortemente. Era um dos alimentadores da inflação. Poderemos ter uma desvalorização de commodities porque são títulos que estão no mercado. Do ponto de vista de inflação até poderá ser uma solução. Não que eu torça para que a solução seja por aí. As preocupações serão outras e não a inflação?.

Mantega disse que o brasileiro deve ter calma, pois, segundo ele, o país não enfrentará desemprego tampouco redução de renda. ?Fiquem tranquilos, calmos. Aqui temos condições, se for necessário, de reagir mais rapidamente. No Brasil, não vamos ter perda de empregos, não vamos ter perda de renda. Algum resultado sempre tem, algum problema sempre vamos herdar. Mas temos muito mais condições de superá-la sem problemas?.

Fonte: g1, www.g1.com.br