Cuidados com a Declaração de IR na Internet

Especialistas orientam fazer decllaração de computadores seguros e não compartilhados

Como a partir de 2011 o envio das declarações acontecerá somente pela via online, é grande a quantidade de pessoas que devem adotar o envio virtual já neste ano para testar e checar a familiaridade com o programa. Especialistas em segurança alertam que o fato deve contribuir para o aumento de tentativas de golpes. Já é bastante comum o recebimento de e-mails maliciosos, normalmente relacionados a órgãos como a Receita Federal, com links carregados de phishing scam e outros tipos de vírus, que permitem a aplicação de golpes online.

Por isso, de acordo com a advogada Patrícia Pinheiro, que é especialista em Direito Digital, as pessoas devem ficar atentas a alguns cuidados que devem ser adotados ao se fazer a declaração de imposto de renda via Internet. ?Evitar o uso de computadores sem as devidas proteções é muito importante, especialmente as máquinas de cybercafés, lanhouses, ambientes públicos de acessos, ou de uso coletivo como em universidades?, orienta.

Outra forma comum de golpes nesta época do ano e que muita gente cai são os emails falsos em nome da Receita Federal, que com a alegação de que houve um erro no recebimento da Declaração, pede para o destinatário clicar em um link ou abrir um anexo para resolver o problema. ?Este é um caso clássico de engenharia social, onde o bandido ludibria sua vítima a fazendo acreditar que está falando com a Receita Federal, quando na verdade, a mesma está abrindo a porta de seu computador para os criminosos buscarem todo tipo de informação, inclusive, dados de conta bancária, senhas e números de cartão de crédito?, revela a advogada. Para fazer a Declaração de IR de forma segura já existem opções confiáveis como o uso de um certificado digital, o e-CPF, que além de ter o benefício de uma restitiuição mais rápida, protege mais quem faz a declaração, pois é uma garantia de identidade. (M.R)

Fonte: Mar­ci­la­ny Rod­ri­gues