Demanda de empresas por crédito cresce perante março, diz Serasa

No acumulado do ano, a demanda aumentou 2,6%, o melhor resultado para igual período desde 2011.

Aumentou demanda de empresas por crédito | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Após a queda de 5,3% em março ante fevereiro, a demanda das empresas por crédito aumentou 4,8% em abril, de acordo com indicador da Serasa Experian. Na comparação com abril de 2013, porém, houve queda de 0,3%. No acumulado do ano, a demanda aumentou 2,6%, o melhor resultado para igual período desde 2011.

A Serasa Experian credita o crescimento no quadrimestre à realização da Copa do Mundo. As empresas estariam em busca de capital de giro para antecipar a produção em vista das possíveis interrupções de processos produtivos durante o torneio.

O aumento da procura das empresas por crédito em abril foi mais intensa nas micro e pequenas empresas, com alta de 5,3%. Entre as médias empresas houve queda de 0,8% e entre as grandes a busca ficou estável.

No acumulado do ano, as grandes empresas lideram a alta da demanda, com expansão de 10,4%, seguidas pelas micro e pequenas, com aumento de 2,8%. Nas médias empresas houve recuo de 2,6%.

Na análise por setor, o maior avanço ocorreu nos serviços, com alta de 8,1% em abril frente a março. Na indústria, houve crescimento de 3,0% ao passo que no setor comercial o avanço foi de 2,4% em abril.

No acumulado dos primeiros quatro meses de 2014, a indústria liderou, com alta de 10,8%, o crescimento da demanda empresarial por crédito. Já o setor de serviços também exibiu crescimento, porém em menor escala (4,8%). Apenas o setor comercial teve recuo, de 1,3%.

No quadrimestre, o Centro-Oeste ainda continua na liderança da demanda empresarial por crédito com alta de 9,2% frente ao primeiro quadrimestre do ano passado. No Norte e Nordeste as altas acumuladas nestes quatro primeiros meses de 2014 foram de 8,8% e 4,7%. Já no Sul e Sudeste os crescimentos foram bem mais modestos: 0,7% e 1,0% no período.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES