Divulgado lista com ranking de carros novos menos poluentes

Apenas dez veículos analisados conseguiram a nota máxima - todos como motores bicombustível

 O Ministério do Meio Ambiente divulgou nesta terça-feira um ranking de carros fabricado em 2009 que poluem menos. De uma lista de 402 veículos nacionais e importados, apenas 22 obtiveram cinco estrelas - a pontuação máxima prevista pela metodologia da chamada Nota Verde.

"Esse ranking lembra muito o selo que informa os produtos da linha branca, como geladeiras e ar condicionados, que consomem menos energia e emitem menos CO2", explicou o ministro, Carlos Minc, durante a apresentação da lista e dos novos critérios utilizados. Apenas dez veículos analisados conseguiram a nota máxima - todos como motores bicombustível.

A Fiat foi representada por quatro modelos (Idea, Palio, Siena e Stilo), a General Motor por dois (Prisma e Celta), mesmo número da Volkswagen (Fox e Spacefox), enquanto a Ford (Ka) e a Citroen (C3) tiveram apenas um carro com cinco estrelas. Na outra ponta, os mais poluentes do ranking, com apenas uma estrela, foram os jipes Outlander, Pajero e L200 Triton (Mitsubishi), Berlingo, C4, Xsara Picasso e Picasso (Citroen), 407 (Peugeot) e Jetta (volkswagen).

Segundo o ministro, o objetivo é que o consumo consciente cresça cada vez mais, criando uma concorrência positiva entre as montadoras, visando a fabricação de veículos cada vez menos poluentes. "A Nota Verde será um bom guia para o consumidor na hora da compra", afirmou o ministro.

Das cinco estrelas utilizadas para ilustrar o ranking, três são dedicadas à emissão de poluentes e duas são relativas ao CO2. "Para obter as três estrelas relativas a poluentes, o carro precisa apresentar um nível abaixo de 60% dos limites máximos legais para cada um dos poluentes que são analisados. Se a margem ficar entre 60% e 80%, recebe duas estrelas. E se estiver entre 80% e os limites máximos permitidos, recebe apenas uma estrela", informou Minc.

Quanto à emissão de gás carbônico, o critério leva em consideração o tipo de combustível utilizado - se for a álcool ou flex já recebe uma estrela - e o nível de emissão de CO2, pelo cano de descarga. Para receber essa estrela o veículo precisa emitir menos de 80 g/km do gás.

"O consumidor que optar por comprar os carros com cinco estrelas está defendendo não apenas o planeta e o pulmão, mas também o bolso, uma vez que, por serem mais fortes, os veículos mais potentes consomem mais, poluem mais e são mais caros", afirmou o ministro. "Tenho certeza de que em alguns dias estaremos vendo referências a essas estrelas nos anúncios de venda de carros dos jornais. E se isso não acontecer já no próximo domingo, não vestirei colete durante minha próxima coletiva", apostou.

Confira os carros que receberam cinco estrelas:

Fiat Idea Adventure Dualogic (1.8 l)

Fiat Palio ELX Flex (1.8 l)

Fiat Siena HLX Flex RST III (1.8 l)

Fiat Stilo Flex/Sporting/ Blackmotion (1.8 l)

Ford Ka Flex (1.0 l)

GM Prisma Maxx (1.0 l)

GM Celta Life/Spirit/Super (1.0 l)

Citroen C3 EXCL/GLX/XTR Flex (1.4 l)

Volkswagen Fox Plus/Route (1.6 l)

Volkswagen Spacefox Sportline/Route (1.6 l)

Fonte: Terra, www.terra.com.br