Dono da Azul Linhas Aéreas, compra empresa de táxi aéreo

Dono da Azul Linhas Aéreas, compra empresa de táxi aéreo

JetSuite, com 11 aviões Phenom 100, da Embraer, representa retorno do empresário ao setor aéreo

O empresário David Neeleman, dono da Azul Linhas Aéreas, voltou a investir no setor aéreo norte-americano. Ele comprou a JetSuite em novembro, empresa de táxi aéreo que opera com 11 aeronaves Phenom 100, da fabricante brasileira Embraer. O valor do negócio não foi divulgado.

?Eu queria ter uma empresa dessas aqui no Brasil, mas não tenho tempo?, disse Neeleman.

Com a JetSuite, o empresário quer oferecer custos menores para os passageiros de jatos privados em rotas ligando a região leste dos Estados Unidos ao Texas. A empresa de Neeleman pretende cobrar US$ 1.000 por hora de voo, cerca de um terço do valor praticado atualmente.

O Phenom 100 é o avião de entrada da Embraer para o mercado de aviação executiva. Com capacidade para transportar quatro passageiros e dois tripulantes, tem preço inicial de US$ 4 milhões. De acordo com a fabricante brasileira de aviões, o modelo foi o jato executivo mais entregue do mundo no ano passado.

Aos 51 anos, Neeleman já fundou quatro companhias aéreas. A primeira foi a Morris Air, em Salt Lake City, quando tinha apenas 23 anos de idade. Depois dela vieram a canadense Westjet e a JetBlue, que se transformou na maior companhia de baixo custo dos Estados Unidos. A última foi a Azul Linhas Aéreas, que completou dois anos de mercado em meados de dezembro.

Fonte: IG