IBGE: economia brasileira cresce 0,5% no 3º trimestre

Setor de serviços foi destaque de crescimento; indústria teve retração.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A economia brasileira cresceu 0,5% no terceiro trimestre de 2010 em relação ao trimestre anterior, revelou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística nesta quinta-feira (9). O total de riquezas produzidas pelo país alcançaram um total de R$ 937,2 bilhões.

Em relação ao mesmo período do ano passado, o Produto Interno Bruto (PIB) cresceu 6,7% entre julho e setembro.

De acordo com o IBGE, o setor de serviços, com expansão de 1% em relação ao segundo trimestre, foi o principal destaque no crescimento nessa comparação.

Na outra ponta, indústria (-1,3%) e agropecuária (-1,5%) apresentaram queda.

A expectativa do mercado era de que a modesta expansão da economia ficasse entre 0,3% e 0,5% no período sobre o trimestre anterior e de 6% na comparação anual.

No segundo trimestre, o PIB havia crescido 1,2% em relação ao trimestre anterior.

No acumulado nos quatro trimestres terminados no terceiro trimestre de 2010, o crescimento foi de 7,5% em relação aos quatro trimestres imediatamente anteriores. De acordo com o IBGE, essa expansão supera o patamar pré-crise.

No acumulado no ano de 2010, em relação ao mesmo período de 2009, o PIB variou, até setembro, 8,4%.

O IBGE apontou ainda que as exportações avançaram 2,4% e as importações de bens e serviços registraram incremento mais expressivo, de 7,4%.

Consumo e investimento

Outro destaque de expansão na comparação com o segundo trimestre foi a formação bruta de capital fixo, indicador que mede o nível de investimentos no Brasil, que aumentou 3,9%.

Os gastos com o consumo das famílias voltaram a acelerar (1,6%) na mesma comparação depois de quatro trimestres consecutivos de recuo.

Pelo lado do setor externo, as exportações (2,4%) e as importações de bens e serviços (7,4%) cresceram.

Dados revisados

Junto com a divulgação dos dados do terceiro trimestre, o IBGE revisou o desempenho da economia brasileira no segundo trimestre, ante 2009, de 8,8% para 9,2%. No primeiro trimestre, no confronto anual, o PIB avançou de 9% para 9,3%.

O IBGE acrescentou ainda que a economia brasileira recuou 0,6% em 2009, em vez de contração de 0,2% como o informado originalmente. Essa revisão se deveu a atualizações nos dados de indústria e serviço.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES