Economia encolheu 0,5% durante mês de abril, revelam os dados do Serasa

Queda, frente ao mesmo mês de 2013, foi a 1ª desde outubro de 2009

A atividade econômica do país ficou 0,5% menor em abril na comparação com o mesmo mês do ano anterior, segundo pesquisa divulgada nesta quarta-feira (18) pela Serasa. Foi a primeira queda da atividade econômica, nesse tipo de comparação, desde outubro de 2009.

O recuo foi puxado pela indústria, que apresentou queda estimada em 4,5% frente a abril de 2013, na segunda queda seguida nesse tipo de comparação (em março, a baixa foi de 1%). A Serasa aponta que houve crescimento de 1,9% na agropecuária, e de 0,8% nos serviços.

Pelo lado da demanda, a piora veio dos investimentos das empresas, que caíram 10,2%, O consumo das famílias mostrou recuperação, com alta de 2,1%, enquanto os gastos do governo cresceram 0,5%.

Frente a março, o indicador de atividade econômica mostrou alta de 0,3%, recuperando parte da perda vista em março, de 2%. No acumulado do ano, a alta ficou em 1,3% ? abaixo do crescimento de 1,9% mostrado no mês anterior.

Segundo os economistas da Serasa, o fraco desempenho da economia em abril reflete as taxas de juros e inflação elevadas, a redução dos níveis de confiança de empresários e consumidores e o aumento das incertezas com a proximidade das eleições presidenciais.

Fonte: EGO