Educação financeira será discutida em Feira

Educação financeira será discutida em Feira

Público poderá esclarecer dúvidas sobre cartões de crédito, nome ‘sujo’, cheque especial, etc.

Teresina vai receber no próximo sábado, dia 03 de março, um evento aberto ao público muito importante que discutirá a educação financeira e vai ainda orientar os cidadãos sobre o uso consciente do dinheiro e dos produtos financeiros em geral, como cartão de crédito, empréstimo pessoal, crédito consignado, financiamento, entre outros.

A iniciativa é da Federação Brasileira de Bancos ? FEBRABAN, que traz, a partir das 16h, na Praça Pedro II, a ?Caravana Meu Bolso em Dia?. Esta é uma iniciativa pioneira da FEBRABAN, que conta com o apoio dos bancos associados. Começou em 2010 com o objetivo de orientar os cidadãos sobre o uso consciente do dinheiro e já atendeu mais de 7.700 pessoas nas três capitais brasileiras que já receberam o evento: São Paulo (SP), Fortaleza (CE) e Brasília (DF).

De acordo com entrevista exclusiva concedida ao Jornal Meio Norte, o diretor de Educação Financeira da FEBRABAN, Fábio Moraes, a capital piauiense foi escolhida para receber a Feira por conta de dados muito importantes revelados por um estudo do Instituto Fecomércio e Banco do Nordeste, sobre o perfil de endividamento do consumidor piauiense. De acordo com a pesquisa, foi constatado que dos 445 mil entrevistados, 74,4% deles estão endividados.

?Além disso, a pesquisa revelou que muitas pessoas em Teresina estão usando os produtos de crédito de forma errada, em especial, quando usam o cartão de crédito como forma de pagamento, de maneira exagerada e sem critérios. Por isso, nossa equipe de Educação Financeira achou que Teresina merecia receber a ?Caravana Meu Bolso em Dia?, ressalta Fábio Moraes.

O evento terá cinco tendas para atendimento ao público, sendo que todas estão ligadas ao tema de Educação Financeira. Nelas os visitantes vão ser esclarecidos sobre a importância e os benefícios de manter o nome limpo e terão a oportunidade de consultar o CPF na ?Tenda Nome Limpo?.

Além disso, vão ter a oportunidade de esclarecer dúvidas sobre os tipos de crédito (cartão de crédito, financiamento imobiliário, CDC, crédito pessoal) que estão disponíveis no mercado na ?Tenda do Crédito?. O diretor de Educação Financeira da FEBRABAN, Fábio Moraes, afirma que outro ponto que se quer destacar é a existência de uma programação também voltada para as crianças.

?Eles serão os futuros consumidores e aprenderão por meio de brincadeiras e jogos sobre o uso do dinheiro na ?Tenda das Crianças?. A ação é importante porque entendemos que a Educação Financeira deve ter início já na infância e ser tema dentro da família?, pondera Fábio Moraes.

Fonte: Marcilany Rodrigues