Eleitor é autuado após filmar voto e postar na internet em Goiás

Motorista diz que não tinha consciência que estava cometendo crime

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O motorista Gilmar Cândido, de 29 anos, foi autuado na quarta-feira (5) após postar um vídeo mostrando o voto durante as eleições do último domingo (2) em Santo Antônio da Barra, região sudoeste de Goiás. De acordo com o promotor eleitoral Thiago Galindo, uma resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) proíbe o uso de aparelhos eletrônicos dentro da seção eleitoral.

Segundo ele, o descumprimento da regra pode levar a prisão ou causar multa.“Isso é um crime do Código Eleitoral. No artigo 312 fala que violar ou tentar violar o sigilo de voto tem pena de até dois anos de prisão. Ele pode abrir o seu voto para quem ele quiser depois, mas no momento da votação, não. Não é uma garantia só para ele, é para toda a população”, disse o promotor.

O vídeo mostra Gilmar digitando o número do candidato a vereador. Ele confirma o voto e, em seguida, vota em uma candidata a prefeita. Ao final da gravação ele mostra o próprio rosto. Depois de postar o vídeo na web ele teve que prestar depoimento na delegacia da cidade. Além dos crimes na esfera criminal, o eleitor pode responder criminalmente pela ação.

O motorista diz que não tinha consciência de que estava cometendo um crime no momento em que filmou o voto. “Fiz sem maldade nenhuma. Eu achei que não tinha problema não”, disse.

Segundo a delegada Jaqueline Camargo, o homem foi autuado pela infração e agora aguarda decisão da Justiça. “Ele desobedeceu a uma proibição legal e ele será autuado pelo crime de desobediência.Ele já assinou o termo de comparecimento no Fórum, aí o juiz vai aplicar a medida que entender cabível”, afirmou.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES