Empregos estão sobrando em Teresina, diz diretora do SINE

No Piauí, há muitas vagas de empregos a serem preenchidas, segundo a diretora do SINE, mas muitas delas exigem, pelo menos, o ensino médio

Procurar emprego não é nada fácil. A cada dia as exigências do mercado dificultam a entrada de novos trabalhadores. Mas os sistemas e agências de emprego estão com inúmeros currículos de profissionais esperando uma oportunidade. Há vagas no mercado piauiense e pessoas procurando emprego, mas não existem profissionais qualificados para atender as necessidades deste mercado que está a cada dia mais exigente.

De acordo com Samara Rocha, diretora do Sistema Nacional de Empregos no Piauí (SINE), há muitas vagas, que através do órgão não estão sendo possível preencher. Dentre muitos motivos o principal é a falta de mão de obra qualificada. ?Há muitas vagas até com boas condições de trabalho e muitos benefícios, mas quanto mais benefício a empresa oferece, mais qualificação exige?, conta.

No Piauí, as vagas mais esperadas para serem preenchidas, segundo a diretora do SINE, são as de engenheiro do trabalho, montador de andaimes, confeiteiros e costureiro industrial. Já as que estão saturadas são as de cozinheira, babá e vendedor.

Muitas vagas exigem, pelo menos, o ensino médio, outras aguardam profissionais que tenham feito um curso técnico e até mesmo um superior, ou seja, quanto maior a quantidade de empregos ofertados, maior, também, deve ser a qualificação dos interessados, para que estes possam se diferenciar e conquistar uma vaga na empresa desejada.

?Muitas vezes oferecemos no SINE cursos gratuitos para todos que se cadastrarem, mas as vagas não são preenchidas?, informa Samara ao comentar sobre a falta de interesse de muitos na hora de conseguir uma qualificação. Portanto, segundo a diretora do órgão, para contornar esta situação precisa-se de mais conscientização da população quanto à importância de se qualificar cada vez mais.

Os interessados em se candidatar a uma vaga, ou buscar mais informações, podem procurar os postos do SINE. Em Teresina, o posto de atendimento localiza-se na Avenida José dos Santos e Silva, nº. 1380, Centro.

Na capital e também em outros municípios do Estado, o procedimento para o cadastro no sistema é o mesmo. Basta ir ao local portando o documento de identidade, CPF, comprovante de endereço e carteira de trabalho.

Fonte: DJALMA BATISTA E FLÁVIA ARAÚJO