Empresários brasileiros estão entre os mais otimistas

Otimismo com economia atinge 70% dos empresários

Sete em cada dez empresários brasileiros estão otimistas em relação ao desempenho da economia do país em 2010. No ano passado, 50% estavam otimistas. Apesar do aumento do índice, para 71%, o Brasil ocupa a quinta posição numa pesquisa da empresa global de auditoria e consultoria Grant Thornton, que mede o otimismo do empresariado de 36 países.

Os brasileiros estão atrás apenas de seus colegas do Chile - os campeões de otimismo, com 85% -, Índia (84%), Austrália (79%) e Vietnã (72%). "O otimismo do Brasil não chega a surpreender", observa Mauro Terepins, presidente da Terco Grand Thornton, braço da consultoria global no Brasil.

"Como o país foi um dos menos afetados pela crise, desde o segundo semestre do ano passado estamos notando uma recuperação", diz. Para ele, a empresas têm procurado crescer por meio de fusões e aquisições, e muitos se preparam para entrar no mercado de capitais. "Além disso, as perspectivas de aumento de negócios, em especial com a Copa do Mundo, fazem com que eles estejam mais otimistas."

O estudo ouviu mais de 7,4 mil empresas privadas de capital fechado dos diversos países pesquisados. Os índices são obtidos por meio da média entre as respostas dos entrevistados que estão muito otimistas ou otimistas (positivo) e os que estão muito pessimistas ou pessimistas (negativo).

Fonte: g1, www.g1.com.br