Empresas e trabalhadores apostam no PPE para estimular crescimento

Ministro Manoel Dias assinou resolução que estabelece regras do PPE

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias, assinou, nesta terça-feira (21), na sede do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), resolução que estabelece regras e procedimentos para a adesão e o funcionamento do Programa de Proteção ao Emprego – PPE.

Os representantes de empregadores e trabalhadores, presentes na cerimônia, reconheceram a importância da medida para estimular o crescimento do país.

Segundo Manoel Dias, as empresas em dificuldades econômico-financeiras têm a oportunidade de celebrar acordos coletivos específicos com os sindicatos representativos de seus trabalhadores, prevendo a redução da jornada de trabalho e salarial, mas com a reposição do rendimento em 50% pelo Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).

“A partir do acordo, as empresas estarão aptas a solicitarem a adesão ao PPE. Portanto, esse é um programa que tem em sua essência o diálogo social, com a negociação entre empregadores e seus empregados”, explicou Dias.Para o presidente da Nova Central Sindical de Trabalhadores (NCST), José Calixto Ramos, todas as Centrais Sindicais já manifestaram à presidente Dilma Rousseff apoio ao programa. “É muito difícil patrões e empregados sentarem numa mesma mesa e encontrarem um denominador comum. Porém, nesse caso, não foi difícil, porque todos estavam imbuídos de uma disposição para suavizar, nesse momento de crise, os impactos sobre trabalhadores e empregadores”, destacou Calixto.

Luiz Moan Yabiku Junior, presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), enfatizou que o lançamento do PPE é um ponto de inflexão que pode, inclusive, contribuir para recuperar a confiança dos consumidores brasileiros. “Nenhum empregador gosta de perder o seu empregado, principalmente, aquele que é qualificado. Nós precisamos dos trabalhadores qualificados para superar a crise. E o PPE é instrumento fundamental nesse sentido”, complementou.A Resolução aprovada prevê ainda, a partir do acordo coletivo, a constituição de uma comissão paritária, composta por representantes do empregador e dos empregados abrangidos pelo PPE em cada empresa, para acompanhamento e fiscalização. “O programa favorece uma importante interação entre o Governo Federal, as empresas e os trabalhadores”, ressaltou Manoel Dias.

O secretário-executivo da Secretaria-Geral da Presidência da República, Laudemir Müller, frisou que, com a definição das regras do Programa, o governo conta com a celeridade dos sindicatos e empregadores para adesão. “Queremos que as empresas possam entrar no PPE antes que comecem a demitir”, ressaltou.PPE – O Programa de Proteção ao Emprego foi lançado pela Medida Provisória nº 680/2015 e sancionada pela presidente Dilma Rousseff em 6 de julho. O PPE permite a redução da jornada de trabalho em até 30%, com diminuição proporcional nos rendimentos e complementação de 50% da perda salarial pelo FAT, limitada a 65% do maior benefício do seguro-desemprego.As empresas integrantes ficam proibidas de dispensar arbitrariamente, ou sem justa causa, os empregados que tiverem sua jornada de trabalho temporariamente reduzida enquanto vigorar a inscrição no programa.

Após seu término, a estabilidade fica mantida durante o prazo equivalente a um terço do período de adesão.Para aderir ao PPE, além de promover acordo coletivo específico com os trabalhadores, a empresa precisa comprovar, com base nos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados – CAGED, ter Indicador Líquido de Emprego que não ultrapasse 1%. Esse indicador será calculado com base na razão da geração corrente de empregos, ou seja, o total de demissões menos o total de admissões acumulado nos doze meses, contados a partir do mês anterior ao da solicitação de adesão, sobre o estoque de empregados registrado no 13º mês anterior à adesão ao programa, que será multiplicado por 100 ao final.Caso não seja aprovada, de acordo com o índice, a empresa requerente poderá encaminhar informações adicionais para apreciação do CPPE, que avaliará novamente a sua elegibilidade ao Programa.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES