Empréstimo consignado cresce mais de 2.800% em 9 anos no Piauí

Em 2004 o número de empréstimos registrados no INSS era de pouco mais de sete mil. Em 2013 esse número já ultrapassava os 207 mil

Emprestimo | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O número de empréstimos consignados cresceu consideravelmente nos últimos anos, em todo o Piauí. Nos últimos nove anos a quantidade de pessoas buscando esse tipo de crédito mais que triplicou no Estado.

Só em 2013 foram 207.484 pessoas, que contrataram uma quantia de R$ 528,932 milhões em crédito. Nos últimos nove anos, houve um crescimento de 2.837%.

Essa é uma das linhas de crédito mais baratas do país. Como o desconto da dívida é feito diretamente na folha de pagamento do devedor, o banco tem a garantia de que receberá sua parte tão logo o dinheiro caia na conta de quem contratou o crédito.

O gerente executivo do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) no Piauí, Carlos Augusto Viana, explica que esse salto aconteceu devido às facilidades que os aposentados e pensionistas têm ao contratar esse tipo de crédito.

"Os juros do empréstimo consignado ficam bem abaixo dos juros do mercado e isso atrai as pessoas. Elas costumam solicitar esse tipo de crédito para uma infinidade de coisas, que vai desde a compra de algum produto, até para reforma de casa", afirmou.

A procura pelo crédito com desconto no salário é crescente em todas as categorias de trabalhadores, apesar de a procura maior, até agora, ter sido por servidores públicos federais, estaduais e municipais.

Apesar do relativo fácil acesso e da linha de crédito barata, há algumas restrições para que se faça esse tipo de empréstimo, com o objetivo de evitar o endividamento excessivo do trabalhador.

Outro cuidado que se deve ter é com as fraudes, que acontecem principalmente quando o aposentado ou pensionista, em vez de fazer seu empréstimo junto ao banco, faz através de empresas, que dizem ofertar o crédito.

"Nós temos muitas empresas que dizem fazer isso, mas sabemos que a maioria não é séria. Por isso, se tem alguém interessado em fazer empréstimo consignado, nosso conselho é que procure um banco. Lá não tem como ter fraude", disse Carlos Augusto.

Clique aqui e curta a página do meionorte.com no facebook



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES