SEÇÕES

Encontrado fóssil de cobra que comeu iguana que comeu inseto

Fóssil tem 48 milhões de anos e foi encontrado na Alemanha

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Paleontólogos descobriram na Alemanha um fóssil que pode ilustrar a cadeia alimentar. Na barriga de uma cobra foi encontrada a ossada de um lagarto, que por sua vez tem um inseto dentro.

O achado mostra que há cerca de 48 milhões de anos o lagarto comeu um inseto, a cobra comeu o lagarto e todos morreram em um lago vulcânico. Após analisar o material, os pesquisadores afirmaram que a iguana comeu um inseto brilhante e dois dias depois foi devorada pela cobra.

Não está claro como foi que a cobra (com os outros dentro) morreu. Mas uma das hipóteses é que por estar muito próximo de um lago vulcânico, o réptil foi envenenado ou sufocado por fumaças tóxicas.

Após a morte o cadáver caiu no lago, onde a "boneca russa" de esqueletos foi preservada perfeitamente por milhões de anos.

Outro caso

Esta não é a primeira vez que um material que mostra claramente o resto de três animais "um em cima do outro" é encontrado.

Em 2008, pesquisadores austríacos encontraram um fóssil de 250 milhões de anos que tinha preservado um tubarão, que tinha comido uma espécie de anfíbio (não identificada), que tinha engolido um pequeno peixe.

"É provável que eu passe o resto da minha vida profissional sem nunca encontrar um fóssil assim novamente, tamanha a raridade deste evento", afirmou o paleontólogo Krister Smith, do Instituto Senckenberg, na Alemanha, durante entrevista ao National Geographic. "Foi pura surpresa".

Se há um lugar favorável para encontrar mais desses fósseis malucos é no próprio sítio fossilífero de Messel, onde já foram descobertos animais como um besouro brilhante turquesa fossilizado e em grande parte intacto, e duas tartarugas que estavam tendo relações sexuais.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos