Ensaios entre mães e filhos aquecem mercado no Piauí

Ter eternizado o momento mágico da gravidez ou do filho ainda pequeno é o desejo de muitas mães

Quando um bebê vem ao mundo, nasce também com ele uma mãe. A maternidade é um momento especial para a maioria das mulheres e muitas delas não medem esforços para deixar registrado cada momento dessa fase da vida tão marcante para a história de cada uma. Elas vivem emoções constantes e intensas que não querem deixar de relembrar, seja durante a gestação ou dos primeiros anos do seus bebês.


Ensaios entre mães e filhos aquecem mercado no Piauí

É por conta disso que cresce, cada dia mais, a procura por profissionais que atuam na área de fotografia e que têm se especializado em fazer ensaios megaproduzidos com grávidas e recém-nascidos.

O estilo chamado ?newborn?, muito popular nos Estados Unidos, ganha fãs e aquece o mercado fotográfico em Teresina. Profissionais especializados em fazer o book de bebês começaram a se multiplicar nos últimos anos. Por conta do baby boom fotográfico está sendo criada até mesmo a Associação Brasileira de Fotógrafos de Recém-Nascidos.

O fato é que os pais animados estão aderindo à moda e movimentando o lucrativo mercado infantil, além do mercado fotográfico. Para se ter uma ideia, os valores das sessões variam muito, mas os ensaios mais produzidos podem triplicar de valor de acordo com ampliações, álbuns e outras encomendas.

A jornalista Andréa Guimarães conta que há apenas um ano começou a trabalhar com fotografia. Formada em Jornalismo e pós-graduada em Gestão do Negócio da Moda, a profissional resolveu trilhar o caminho das poses e lentes por pura paixão que nutre desde a infância.


Ensaios entre mães e filhos aquecem mercado no Piauí

?Na verdade não optei pelo mercado da fotografia de família, apesar de me identificar e me realizar mais nessa área. As coisas foram fluindo e quando percebi meu estúdio fotográfico estava lotado de mães, bebês e crianças. Foi quando entendi que estava no caminho certo?, conta.

Ela explica que as clientes chegam por indicação de outros trabalhos realizados e também através das redes sociais.

Para ela, a técnica é uma aliada, mas quando se trata de registrar momentos especiais, como a ligação de uma mãe e seus filhos, o que fala mais alto é o coração.

?Evito pedir para as crianças posarem e as deixo à vontade. Se elas quiserem brincar eu brinco, se quiserem conversar eu converso. Eu vou entrando no universo infantil e materno que sempre dá certo.

As mães confiam e acreditam no meu trabalho, isso é fundamental, ter essa credibilidade?, destaca Andreia, que vive um momento também muito especial. A fotógrafa, que já é mãe da Isabella, de 4 anos, está grávida de 5 meses de um menino, Diego Filho.

Sessão de fotos é momento especial com conexão entre mães e filhos


Ensaios entre mães e filhos aquecem mercado no Piauí

Durante os ensaios, os fotógrafos tentam captar todo o amor, carinho e a conexão de mães e filhos e da família como um todo, explicitando o quanto é forte a maternidade. Geralmente, os mesmos profissionais que são procurados para fazer o ensaio da gravidez acabam registrando os primeiros meses das crianças e acompanhando ainda aniversários e o batizado.

Já a fotógrafa Catianne Oliveira explica que para ela a segmentação com este tipo de ensaio foi acontecendo aos poucos. "Senti a necessidade de especializar o meu trabalho e como, por apelo vocacional, gosto de fotografia infantil e de mães, me dediquei exclusivamente aos trabalhos fotográficos com crianças, grávidas e famílias.

Desde então venho me especializando cada vez mais através de cursos, pesquisas e estudos, tudo que exige para se obter um bom registro dentro desse segmento", revela.

Catianne Oliveira explica que não se limita apenas a retratar um momento ou reproduzir uma imagem, ela conta que a maior razão para ter fotos que guarde bons momentos é alcançar a transmissão de sentimentos, cativando e atraindo o interesse das famílias, especialmente as recém-iniciadas.

"Está presente em momentos tão íntimos e únicos para cada família é verdadeiramente mágico. Sinto-me acima de tudo especial em ser escolhida para registrar esses acontecimentos e ter a responsabilidade para isso. Todos os momentos são especiais.

Faço tudo com muita intensidade e carinho e busco em cada etapa do trabalho dar um tom emotivo. Envolvo-me completamente com essas famílias, que muitas vezes se tornam mais que clientes, assim criamos uma vínculo de amizade e confiança", finaliza a fotógrafa.

Fonte: Marcilany Rodrigues