Esforço de brasileiros para comprar carro caiu nos últimos 10 anos

Pesquisa foi feita pela Jato Dynamics

Ficou mais fácil para os brasileiros comprarem carros nos últimos dez anos. Segundo dados de um levantamento realizado pela consultoria automotiva Jato Dynamics, o número de salários mínimos necessários para adquirir um veículo caiu entre 2005 e 2015.

Há dez anos, o consumidor precisava de 124 salários mínimos para comprar um veículo hatchback, como Volkswagen Gol e Fiat Uno. Hoje, não necessários 66 salários mínimos para conseguir um carro da mesma categoria.

O levantamento levou em conta a evolução do salário mínimo e dos preços médios de carros de diferentes categorias no período, sem considerar os efeitos da inflação.

Os motivos para o aumento do poder de compra do brasileiro em relação aos carros foi a expansão das montadoras no País e o avanço tecnológico na fabricação dos modelos. “Em 2005, existiam 30 marcas no mercado, agora temos 44. Assim, temos hoje mais versões e modelos disponíveis e com o aumento da oferta, o preço caiu”, afirma o pesquisador da Jato Dynamics, Mauricio Ogata.


Image title

Fonte: Jornal Meio Norte