Estabilidade favorece estratégias de investimento, diz presidente do BNDES

O presidente se apresenta nesta manhã na 1ª Conferência Nacional de Desenvolvimento Regional

A "robustez" macroeconômica conquistada pelo Brasil nos últimos anos permite que a economia do país tenha um horizonte razoavelmente previsível de crescimento e de estabilidade e isso permite pensar e montar estratégias de investimento de forma confiável, disse nesta quarta-feira o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciano Coutinho.

O presidente se apresenta nesta manhã na 1ª Conferência Nacional de Desenvolvimento Regional, encontro organizado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Secretaria de Assuntos Estratégicos (Sea) da Presidência da República e Ministério da Integração Nacional.

"O governo tem hoje uma capacidade de resposta que não tinha nos anos 1980 e 1990, e mesmo na primeira metade da década passada, quando as crises internacionais rebatiam no Brasil de forma profunda", afirmou.

A melhora da situação macroeconômica, com queda de juros e solidez fiscal, permite a ampliação de investimentos de longo prazo em setores como petróleo e gás, infraestrutura e em toda a cadeia de energia.

Estes são, segundo Coutinho, aqueles que apresentam as melhores oportunidades, ao lado das cadeias produtivas do agronegócio.

Fonte: UOL