Evento internacional mostra novo roteiro entre Piauí e Ceará

Para que a iniciativa se concretizasse foram demandados esforços dos Governos e Secretarias de Turismo dos dois Estados

No primeiro dia da 18ª edição da Brazil National Tourism Mart (BNTM), realizada em Fortaleza, foi lançado um roteiro diferente incluíndo serras do Ceará e Piauí. A iniciativa teve apoio do Sebrae e oferece aos turistas opções de aventuras, ecologia e compras Se os operadores de turismo do mundo esperavam ver apenas as praias cearenses, conheceram muito mais do que isso com o projeto Serras Nordeste, apresentando no fim da tarde de ontem na 18ª edição da Brazil National Tourism Mart (BNTM). Em uma ação conjunta do Ceará com o Piauí, o roteiro inclui seis municípios, sendo três de cada lado. A intenção é que os visitantes conheçam as belezas serranas de Ubajara, Viçosa do Ceará, Tianguá, Piripiri, Pedro II e Piracuraca, cada uma com suas belezas naturais, opções de turismo de aventura e ainda trilhas históricas e polos de compras.

Para que a iniciativa se concretizasse foram demandados esforços dos Governos e Secretarias de Turismo dos dois Estados, das Prefeituras Municipais e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). "Acreditamos que há um segmento buscando alternativas diferentes dentro do Brasil", afirmou durante o evento o governador do Piauí, Wellington Dias.

Para o secretário de Turismo do Ceará, Bismarck Maia, os visitantes vão mesmo encontrar um Nordeste diferente. "Estamos investindo em infraestrutura para que o Nordeste se consolide de uma vez por todas como destino nacional e internacional", disse. Os dois governantes afirmaram que estão investindo nas estradas que ligam os destinos e que cada município apresenta atividades especiais para, juntos, e de forma complementar, atraírem os turistas.

OUTROS DESTINOS

Além do roteiro integrado Ceará e Piauí, outras novidades foram apresentadas durante a BNTM. Mario Carvalho, diretor geral da TAP no Brasil, recebeu os jornalistas e anunciou a inclusão de três novos destinos nas rotas operadas pela companhia. Moscou, na Rússia; Varsóvia, na Polônia; e Helsinque, na Finlândia, passam a integrar os 62 destinos cobertos pela empresa que opera voos diários de Fortaleza. No total a TAP tem 67 voos no Brasil. De acordo com Carvalho, já há conversas com o secretário Bismarck Maia para que o Ceará seja divulgado com intensidade nestes locais. "Bismarck já se mostrou disposto a trazer os operadores destes países para conhecer o Ceará", afirmou o diretor da TAP.

Carvalho revelou que nos três primeiros meses de 2009 a companhia sentiu os efeitos da crise financeira mundial e detectou uma queda de 12%. "Mas já verifica-se uma recuperação em abril", afirmou. Ele disse ainda que as frequências suspensas pela empresa no Brasil, assim como a triangulação de voos (união entre dois destinos, sendo que um deles se torna uma escala) é apenas um ajuste de demanda e que foi realizado em todos os países operados pela companhia e em todas as rotas. "Há recessão em Portugal, até porque a Espanha passa por uma crise violenta e esta foi uma ferramenta da companhia", justificou.

RODADAS DE NEGÓCIOS

Vinte e nove países participam das rodadas de negócios para compra de destinos turísticos no Nordeste durante a BNTM 2009. Os dez com maior comitiva foram:

1º) Argentina; 2º) Estados Unidos; 3º) Alemanha; 4º) Itália; 5º) Holanda; 6º) Espanha; 7º) Chile e Peru; 8º) Inglaterra; 9º) Bélgica, Suíça e Uruguai; 10º) França

Fonte: O Povo, www.opovo.com.br