Exército já reforça segurança para leilão do pré-sal no Rio de Janeiro

Exército já reforça segurança para leilão do pré-sal no Rio de Janeiro

Os militares estão posicionados em frente ao Hotel Windsor

O Hotel Windsor, na Avenida Lúcio Costa, na orla Barra da Tijuca, que na segunda-feira será palco do primeiro leilão do pré-sal, com a oferta do Campo de Libra ao mercado, já está com a segurança reforçada. Na madrugada deste domingo, 33 militares do Exército estavam posicionados na porta do hotel. Com escudos e armamento não letal, eles estão preparados para atuarem em manifestações com tumultos ? se houver necessidade. Além do reforço na portaria do Windsor, três Jipes e Caminhões do Exército patrulhavam a praia. O aparato chamava a atenção de quem passava pelo local.

Moradora de São Paulo, a estudante Celina Kawall, de 21 anos, não sabia que o leilão acontecerá no hotel. Surpresa com a presença dos militares, ela disse que chegou a pensar que a segurança era para a presidente Dilma Rousseff:

? Quando eu vi tantos homens do Exército pensei que só poderia ser para alguém muito importante com a presidente.

O reforço na segurança em frente ao hotel também intrigou um grupo de sete amigos moradores da Tijuca que foram passar a madrugada na praia. A estudante Victória Celestrine, de 20, pensou que a presença dos militares se tratava de um treinamento.

? Achei estranho esses homens na porta do hotel. Fiquei surpresa ? comentou a estudante.

Já a gerente administrativo Juraci Vasconcelos, de 51, que estava em um quiosque da praia, estava ciente que o leilão vai ocorrer no hotel. Ela aprovou a presença do Exército na segurança. Apesar da programação de manifestações por parte de petroleiros e de movimentos sociais, o atendente de um quiosque Júlio César Pacheco, de 51, não está preocupado.

? Não acredito que haverá tumulto. Está muito bem policiado ? disse o atendente.

Nesta madrugada, os pontos de bloqueios nos acessos ao hotel ainda não tinham sido montados. Na portaria, havia apenas o movimento da chegada de noivas. Em uma das portarias do Windsor um comunicado informava que da 0h da segunda-feira até a 0h de terça-feira o trecho da Praia da Praça do Ó até o Hotel Sheraton estará interditado para veículos e pedestres. O acesso só será permitido com a comprovação de residência no local.

O Campo de Libra é a maior reserva de petróleo já encontrada no Brasil. Ele está localizado na Bacia de Santos (RJ). Por meio de nota, a Secretaria de Segurança Pública informou que as polícias Militar e Civil estão mobilizadas para atuar em colaboração com o Exército na operação que foi determinada pela Presidência da República. A PM reforçará o policiamento ostensivo no entorno do perímetro determinado pelos Exército e vai atuar em pelo menos 15 pontos de bloqueio na Barra da Tijuca. No restante do estado, a PM informa que vai reforçar a segurança em 13 pontos que incluem prédios públicos e locais de aglomeração. Delegacias distritais da Polícia Civil e unidades especializadas da instituição estarão com suas equipes reforçadas para o atendimento de ocorrências relacionadas ao evento.

Fonte: O Globo