Expectativa é de Selic entre 9,5% e 10% em 2013, diz Michel Temer

Expectativa é de Selic entre 9,5% e 10% em 2013, diz Michel Temer

Nesta semana, o Banco Central (BC) elevou a Selic em 0,25 ponto percentual

O vice-presidente da República, Michel Temer, disse nesta sexta-feira, durante o 10º Fórum Empresarial, na Bahia, que sua expectativa é que a taxa básica de juros, a Selic, esteja entre 9,5% e 10% em 2013. Nesta semana, o Banco Central (BC) elevou a Selic em 0,25 ponto percentual, para 12% ao ano, o maior patamar em dois anos.

Falando a um grupo de empresários, Temer afirmou que a perspectiva do governo é que a taxa e crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro seja de 5% no ano que vem e cerca de 5,5% em 2013.

Temer afirmou também que é preciso "controlar expectativas" e citou o avanço da inflação como exemplo. Para o vice-presiente, em alguns casos, os empresários têm reajustado preços não conforme o aumento de gastos registrado em um trimestre anterior, mas baseados na expectativa de inflação que enfrentarão em um trimestre seguinte. Aos empresários na plateia, o vice-presidente citou frase do ex-presidente americano John Kennedy, e pediu que eles dissessem o que poderiam fazer por seu país, e não o que o governo poderia fazer por eles.

O discurso aconteceu durante o 10º Fórum Empresarial, em Comandatuba, que vai até o próximo domingo.

Fonte: Terra, www.terra.com.br