Expedição do CPF será gratuita via internet em todo Brasil; saiba!

O contribuinte já pode pedir de graça o Cadastro de Pessoa Física (CPF) pela internet

O contribuinte já pode pedir de graça o Cadastro de Pessoa Física (CPF) pela internet. Para pedir o CPF, basta o contribuinte entrar na página da Receita (AQUI) na internet e digitar informações como nome completo, data de nascimento, título de eleitor, nome da mãe, naturalidade, endereço, telefone fixo e celular. O sistema criará automaticamente um número de CPF.

O contribuinte precisará imprimir o comprovante de inscrição e anotar o número depois que os dados forem validados. Se o contribuinte perder as informações, só poderá recuperar o número em uma agência da Receita Federal. Não será possível se inscrever novamente pela internet porque o sistema não permite. O serviço é gratuito e está disponível 24 horas por dia, inclusive nos sábados, domingos e feriados. Caso haja inconsistência nos dados que impossibilite a efetivação da inscrição, o contribuinte será orientado a ir a uma agência dos Correios, do Banco do Brasil ou da Caixa Econômica Federal para pedir o CPF.

A inscrição nesses postos de atendimento é instantânea, mas o serviço custa R$ 5,70. A emissão do CPF pela internet também não poderá ser feita por quem tem mais de 25 anos.

Fonte: Portal do Catita