Pernambuco: Fiat negocia abertura de uma fábrica

Pernambuco: Fiat negocia abertura de uma fábrica

Nova geração do Fiat Uno tem fila de espera de 20 mil unidades

A Fiat informou nesta quinta-feira (9) que está negociando com o governo de Pernambuco possíveis investimentos no estado em um momento em que a montadora italiana tem sua capacidade de produção no Brasil praticamente tomada.

A nova geração do Fiat Uno, lançada em maio deste ano, tem fila de espera de 20 mil unidades, o que forçou a fabricante a aumentar a capacidade de 12 mil unidades/mês para 15 mil unidades/mês. A capacidade instalada ocupada adiou, inclusive, o lançamento da versão duas portas do Novo Uno, que estava prevista inicialmente para setembro deste ano e agora é aguardada para início de 2011.

Segundo a agência Reuters, a assessoria de imprensa da montadora preferiu não comentar sobre uma eventual instalação de uma nova fábrica em Pernambuco, afirmando apenas que "a Fiat e o governo de Pernambuco estão mantendo negociações em torno de possíveis investimentos no estado".

A principal unidade de produção de automóveis da Fiat no Brasil fica em Betim (MG), com uma capacidade de cerca de 800 mil veículos por ano. A outra fábrica de carros da companhia na América Latina fica em Córdoba, na Argentina.

O grupo Fiat anunciou recentemente plano de investimento de R$ 10 bilhões no Brasil até 2015, volume de recursos que inclui automóveis, autopeças e máquinas agrícolas. Do total de investimentos, 70% será destinado à área automotiva da empresa, que prevê 20 lançamentos entre novas versões e modelos em 2011.

Em março, o grupo inaugurou no Brasil a maior fábrica do mundo da Case New Holland, unidade de máquinas agrícolas da Fiat, após investimentos que consumiram R$ 1 bilhão.

Fonte: g1, www.g1.com.br