BC brasileiro ganha credibilidade com alta dos juros,diz publicação

BC brasileiro ganha credibilidade com alta dos juros,diz publicação

A elevação da meta da taxa básica de juros em 0,5 ponto percentual, anunciada na última quarta pelo Banco Central

A publicação britânica Financial Times (FT), em seu blog dedicado às economias emergentes, afirmou nesta sexta-feira que a elevação da meta da taxa básica de juros em 0,5 ponto percentual, anunciada na última quarta pelo Banco Central, ajudou o BC a ganhar "tão necessária" credibilidade que precisa. De acordo com o FT, o presidente do BC, Alexandre Tombini, estava em uma situação onde por um lado a inflação precisa ser contida e, por outro, a elevação de juros poderia ser prejuducial aos olhos do eleitor da presidente Dilma Rousseff.

O FT entrevistou economistas, que disseram que a alta dos preços no Brasil - creditada pelas autoridades à alta do dólar nos últimos meses - têm menos a ver com a oscilação da moeda americana e mais com o modelo "equivocado" de crescimento econômico brasileiro baseado em forte consumo e fraco investimento.

Além disso, o texto afirma que, aos olhos desses economistas, a atitude do BC de aumentar a taxa básica de juros acima do que era esperado pode ter mais a ver com mais uma interferência da presidente Dilam, que agora priorizaria o combate à inflação ao crescimento econômico, do que com maior autonomia do BC.

Fonte: Terra