FMS participa de mobilização contra o trabalho infantil na z.Leste

A ação será no bairro Taquari no turno da manhã

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Lugar de criança e adolescente é na escola, com saúde e todos os seus direitos garantidos. Para manter a população informada de seus direitos e lutar pelo fim do trabalho infantil, acontece amanhã o PETI Itinerante, na praça principal do bairro Taquari das 8h às 11h30. A ação é organizada pelo Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI).

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) participa do evento oferecendo serviços como aferição de pressão arterial, avaliação de peso e medidas e distribuição de preservativos, com participação das equipes Estratégia Saúde da Família da UBS Taquari. “Nosso objetivo é contribuir para a conscientização quanto ao problema do trabalho infantil, em parceria com os outros órgãos que compõem o programa”, informa Ana Maria Oliveira, chefe de Núcleo da Saúde do Adolescente da FMS.

Além dos serviços de saúde, estarão disponíveis estandes com orientações sobre o Programa Jovem Aprendiz (para adolescentes que desejam ingressar no mercado de trabalho), Pronatec (formação profissional), Balcão do Trabalhador (orientação profissional), informações sobre escolas, bolsa família e assistência social. “Será ainda aplicada uma enquete com a comunidade, para saber o que eles pensam sobre o trabalho infantil e se conhecem alguma criança ou adolescente nesta situação”, informa Ana Maria Oliveira.

Esta é a terceira etapa do projeto, que contou ainda com uma sensibilização dos profissionais de saúde para identificação e sinalização de trabalho infantil em suas comunidades. E no último dia 23 de setembro houve o primeiro evento do PETI Itinerante, na praça do bairro Promorar. “O objetivo é realizar uma mobilização em cada zona da cidade”, diz a coordenadora.

Além da FMS, o programa é formado por entidades como Secretaria Municipal de Saúde, Fundação Hospitalar de Teresina, Fundação Wall Ferraz, conselhos tutelares, 1ª Vara da Infância e Adolescência, Superintendência Regional do Trabalho e Ministério Público do Trabalho. A coordenação é da Secretaria Municipal do Trabalho, Cidadania e Assistência Social (SEMTCAS).

Sob as diretrizes do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), criado em 1996 e reformulado em 2013, a Prefeitura de Teresina também já registra experiências exitosas que mostram que manter crianças e adolescentes na escola e ampliar seu acesso às atividades socioeducativas e culturais traz um resultado mais satisfatório e mais saudável, em comparação com o trabalho infantil.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES