Funcionamento nos bancos deve ser de apenas 4h durante a Copa em THE

O BC informou que os bancos múltiplos com carteira comercial, bancos comerciais e caixas econômicas poderão alterar o horário

Os bancos de Teresina poderão funcionar em horário diferenciado nos dias de jogos da seleção brasileira, na Copa do Mundo. Essa é uma determinação do Banco Central e se estenderá para todas as cidades brasileiras. O mundial tem início em 12 de junho e terá duração de um mês.

O BC informou que os bancos múltiplos com carteira comercial, bancos comerciais e caixas econômicas poderão alterar o horário de atendimento ao público em suas agências, mas terão de cumprir, no dia dos jogos, atendimento mínimo de quatro horas.

Em Teresina, ainda não se sabe de que forma e em que horários serão cumpridas essas quatro horas, mas acredita-se que não haverá transtornos aos teresinenses.

"Em copas anteriores, os bancos já fizeram isso. Se o jogo era às 16h, nós saíamos às 13h. Acreditamos que este ano também será parecido. Não sabemos ainda como funcionará exatamente esse esquema das quatro horas, pois essa informação ainda é muito recente.

Vamos esperar uma definição do Banco Central, mas acreditamos que dará tudo certo, por causa de experiência que já tivemos em outros mundiais", disse o presidente do Sindicato dos Bancários, Arimateia Passos.

Mas a população não precisa se preocupar com essa indefinição, pois as agências bancárias serão instruídas a afixarem em suas dependências, em local de fácil visualização, um aviso sobre o horário de funcionamento em dias de jogos. Esse aviso deverá ser afixado pelo menos dois dias antes de cada jogo, em que o banco funcionará em horário diferenciado.

O governo federal já descartou feriado nacional durante os jogos da seleção brasileira, durante o mundial, mas decidiu que seus servidores serão dispensados a partir das 12h30. Pela Lei Geral da Copa, feriados municipais e estaduais devem ser decididos por cada ente da federação, e não pela União.

Fonte: Pollyana Carvalho